Durante o mês de julho, a Prefeitura de Goiânia conduziu uma abrangente campanha de saúde, conhecida como Julho Amarelo, que resultou em 3.692 testes rápidos para a detecção de hepatite B e C. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visando reforçar a prevenção e o enfrentamento de hepatites virais na capital goiana.
A campanha se destacou pela testagem gratuita realizada em dez locais distintos da cidade, onde também foram oferecidas informações sobre os riscos associados a essas doenças, métodos de prevenção, e encaminhamentos para tratamento. Além disso, a população recebeu preservativos e frascos de gel lubrificante, ferramentas importantes para a proteção em relações sexuais.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, as hepatites virais causaram 1.100 óbitos em todo o Brasil apenas no último ano. O secretário de Saúde, Luiz Pellizzer, destacou a gravidade dessas infecções, que muitas vezes progridem sem sintomas e podem causar sérios danos ao fígado, levando a complicações como cirrose e câncer.
“A conscientização é fundamental. Por meio do Julho Amarelo, nosso objetivo foi oferecer diagnóstico rápido e informações-chave em lugares com grande movimentação de pessoas durante todo o mês”, comentou Pellizzer.
As ações da campanha foram implementadas em diversos espaços, incluindo universidades, feiras e terminais de transporte público. O superintendente de Vigilância em Saúde, Flávio Toledo, enfatizou a relevância dessas iniciativas, afirmando que foram realizados 840 testes em uma única localidade. “Estamos aqui para promover o cuidado e ressaltar que a prevenção é o melhor caminho”, afirmou.
Foto: SMS