A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) de Goiânia implementou melhorias significativas no Corredor Mutirão/Castelo Branco, reduzindo o tempo de percurso em 30,5%. Esta desativação de gargalos resultou em uma média de viagem que foi reduzida de 36 minutos para apenas 25 minutos durante o período da manhã, economizando 11 minutos aos motoristas que utilizam os 9,6 km do corredor. Esses dados foram coletados pelo aplicativo Waze Smart City e refletem um aumento na velocidade média dos veículos, que subiu de 16,4 km/h para 22,8 km/h.
A Avenida Castelo Branco, conhecida por seus congestionamentos frequentes, passou a contar com três faixas de rolamento ativadas após a remoção parcial do canteiro central e a proibição de estacionamentos em um trecho de cerca de 1 km, entre as praças Walter Santos e Ciro Lisita. Além disso, a via recebeu nova sinalização e adequações geométricas em seus cruzamentos. Um destaque importante foi a eliminação da conversão à esquerda na Rua Jaraguá, além da reprogramação do semáforo, agora com dois tempos, facilitando o fluxo contínuo.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, enfatizou que as iniciativas fazem parte do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, criado para modernizar e eliminar os congestionamentos nas principais vias da cidade. “O corredor Mutirão/Castelo Branco apresentava pontos críticos que comprometiam a fluidez do tráfego. Expandimos as faixas, reorganizamos o espaço urbano e implementamos a onda verde com uma sincronia semafórica inteligente. A redução de 11 minutos no tempo de viagem demonstra a eficácia das medidas adotadas”, comentou Tarcísio.
Novo Acesso e Onda Verde
Uma das inovações mais relevantes foi a construção de um novo acesso da Avenida Castelo Branco para a Marginal Cascavel, com duas pistas e semaforização. Essa implementação atendeu a uma antiga demanda dos motoristas, que enfrentavam longas filas ao fazer a conversão para a Rua Jaraguá. O motociclista Gregório Neto, que realiza entregas diárias na área, aprecia as melhorias. “A conversão na Jaraguá antes causava filas imensas. Agora, melhorou muito. Ganhei pelo menos dois minutos por causa da fluidez do tráfego”, disse ele.
Além disso, a região passou a contar com um sistema semafórico de gestão inteligente, permitindo o monitoramento e a sincronização automática dos semáforos. Essa função possibilita a “onda verde”, que proporciona menos paradas durante o trajeto. O comerciante Uli Barbosa, atuando na área há mais de 15 anos, também percebeu as mudanças. “Tenho notado as melhorias. O trânsito é sempre complicado, mas a adição da terceira faixa na Castelo Branco foi crucial”, afirmou.
O investimento na infraestrutura viária não termina por aí. Tarcísio Abreu confirmou que projetos de sincronia semafórica estão em andamento em outros corredores estratégicos, como a Avenida 85. “Estamos revitalizando um total de 36 corredores, visando reduzir cada vez mais o tempo que os cidadãos de Goiânia passam em congestionamentos”, concluiu o secretário.

