![](https://i0.wp.com/goias.gov.br/cultura/wp-content/uploads/sites/25/2025/01/esp-0012-1024x683.jpg?resize=1024%2C683&ssl=1)
Serão escolhidas seis apresentações teatrais e três oficinas artísticas para o evento, que ocorrerá de 22 a 26 de abril
O Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), anuncia a publicação do edital para credenciamento e escolha de propostas de espetáculos e oficinas para a 20ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo), que ocorrerá entre 22 e 26 de abril de 2025. As inscrições têm início na próxima segunda-feira (3/2) e se estendem até 27 de fevereiro, na Plataforma Plateia Editais, acessível pelo link: https://web.ufg.br/plateia-editais/#/edital/chamada-publica-n-012025.
Serão escolhidas seis apresentações cênicas de artistas ou grupos goianos, cada uma recebendo um cachê de R$ 25 mil. Das vagas disponíveis para os espetáculos, três são destinadas a grupos do estado de Goiás, duas são reservadas para apresentações do município de Porangatu e uma é exclusiva para artistas ou grupos de municípios do interior do estado.
Artistas e grupos que já participaram da Mostra TeNpo têm a possibilidade de se inscrever novamente, desde que o espetáculo proposto seja distinto daquele selecionado e realizado em uma das três últimas edições (2022, 2023 e 2024). Essa exigência tem como objetivo assegurar a inovação na programação do evento.
Três oficinas de artes cênicas também serão selecionadas para integrar a programação formativa do festival, que será realizada presencialmente. As modalidades incluem: Jogos Teatrais (destinada a atores/atrizes e docentes), Corpo e Objeto no Espaço Cênico (destinada a atores/atrizes e dançarinos/as) e Iniciação à Coreografia (para artistas e dançarinos/as).
Palco cênico
O TeNpo 2025 proporcionará uma plataforma para produções regionais e nacionais, apresentando um panorama das artes cênicas no Centro-Oeste. Essa iniciativa não apenas promove a cultura goiana, mas também beneficia o turismo e a economia local. Além disso, cria oportunidades e democratiza o acesso às artes cênicas, incentivando a formação artística e apoiando os artistas de Porangatu, da região Norte goiana e de todo o estado de Goiás.
A mostra é realizada pelo Governo de Goiás, através da Secult Goiás, com a correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), via Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), em parceria com o Goiás Social e Sesc Goiás, e com o apoio da Prefeitura de Porangatu.