A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) mobilizou 213 municípios para a realização do Dia D da vacinação contra a Influenza, realizado no último sábado, com mais de 40 mil doses da vacina aplicadas, segundo balanço parcial. Os números estão sujeitos a alteração após a inserção das informações dos municípios no sistema.
Cerca de 20 municípios ainda programaram suas mobilizações para as próximas semanas, adotando estratégias para facilitar o acesso da população à vacinação. Com as doses aplicadas no Dia D, a campanha totaliza 534.402 imunizações desde o início da vacinação contra a gripe deste ano, em 1º de abril.
Até o momento, Goiás distribuiu 1.499.400 doses de vacinas e registra uma cobertura vacinal de 19,57% entre os grupos prioritários. No Brasil, a cobertura é de 22,28%.
Durante o lançamento do Dia D, em Goiânia, a aposentada Antônia Borges foi vacinada ao lado de autoridades. A dona de casa Lindinez da Silva também vacinou sua filha Marisol Eugênio Vieira da Mota, de 9 meses, ressaltando a importância da proteção infantil.
O secretário da Saúde de Goiás, Rasivel Santos, enfatizou o papel crucial da vacina na prevenção de agravamentos, internações e mortes relacionadas à gripe. “As vacinas são seguras e salvam vidas. As pessoas imunizadas agravam menos e deixam de ocupar leitos que poderiam ser utilizados para outras doenças. O governador Ronaldo Caiado está empenhado em aumentar as coberturas vacinais em Goiás, esse é o nosso compromisso”, afirmou.
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) é uma condição que inclui casos de síndrome gripal com comprometimento da função respiratória, causada por diversos vírus, como influenza, covid-19, rinovírus e o vírus sincicial respiratório (VSR).
Neste primeiro momento, a vacinação contra a influenza é destinada apenas a grupos prioritários, incluindo crianças menores de seis anos, idosos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, educação e Correios, pessoas com doenças crônicas e deficiências permanentes, além de profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.