O cinema goiano ganha destaque internacional com a participação do curador e diretor Cristiano Sousa na 78ª edição do Festival de Cannes, um renomado evento mundial do audiovisual. Esta iniciativa é apoiada pelo Governo de Goiás, através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), pela Secretaria da Cultura (Secult Goiás), e representa um passo importante para a internacionalização da produção cultural do estado.
Cristiano Sousa vê sua presença em Cannes como uma oportunidade valiosa para estabelecer novas conexões entre o audiovisual goiano e o mercado internacional. Ele acredita que essa participação permitirá fortalecer redes de colaboração, atrair recursos e impulsionar o cinema de Goiás no exterior. "Essa vivência será essencial para impulsionar o cinema de Goiás no exterior, fortalecer redes de colaboração e atrair recursos que impactem positivamente o setor local", confirma.
Além de representar o estado, Sousa atua no festival como membro de duas importantes instituições: é secretário do Fórum de Festivais e vice-presidente da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico. Durante o evento, ele integra uma programação rica, que inclui o painel Brazil – Country of Honour, exibições do Marché du Film, o Cine Latinoamericano y Caribeño e o Fantastic Pavilion. Também participará de encontros com grandes players do setor no Innovation Village e de reuniões com entidades como Spcine, RioFilme, World Woman Foundation e Hubert Bals Fund.
Cristiano Sousa possui uma sólida formação acadêmica, sendo mestre e doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Sua atuação como curador e jurado é reconhecida tanto nacional quanto internacionalmente. Atualmente, Sousa é responsável pela curadoria e direção de festivais na região Centro-Oeste e é secretário-geral do Fórum dos Festivais, que visa promover o intercâmbio entre eventos cinematográficos no Brasil.
No âmbito latino-americano, ele ocupa a vice-presidência da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico e é um dos fundadores da Divercilac, uma rede que conecta festivais focados na diversidade de gênero e sexualidade. Cristiano foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Cultural na categoria audiovisual pelo Governo de Goiás, destacando sua contribuição ao audiovisual e à promoção da diversidade.
Criado em 1946 como uma alternativa ao domínio italiano do Festival de Veneza, o Festival de Cannes tornou-se um símbolo de prestígio e inovação no cinema, promovendo obras de grande valor artístico e narrativas originais. Participar do festival é mais do que uma vitrine; é uma oportunidade de integrar um espaço que molda tendências e define o futuro do audiovisual.
Saiba mais em outros eventos culturais, como o Teatro Escola Basileu França encena clássico “Romeu e Julieta” e a Chapada dos Veadeiros sedia encontros sobre Capoeira Angola.