Goiás se destaca como líder nacional na oferta de serviços públicos digitais, de acordo com uma avaliação realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Esse resultado é atribuído ao empenho da Secretaria-Geral de Governo (SGG) e da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI), que têm promovido a transformação digital em todo o estado.
O ranking analisou as unidades federativas com base em 35 critérios organizados em três eixos: capacidade para ofertar serviços digitais, a própria oferta de serviços e as normatizações voltadas para a modernização desses serviços. Com mais de 750 serviços totalmente digitalizados, Goiás se destacou especialmente no eixo de Eficiência da Máquina Pública do Ranking de Competitividade dos Estados.
Esse é o segundo reconhecimento que Goiás recebe nessa área, uma vez que, em 2024, o estado já havia sido premiado como o mais digital do país pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).
“Essas conquistas refletem a prioridade do Governo de Goiás em investir na transformação digital para facilitar o acesso da população aos serviços públicos. A tecnologia tem ampliado a eficiência, reduzido custos e promovido mais dignidade, especialmente para quem vive longe dos grandes centros”, afirmou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
Para o subsecretário de Tecnologia e Informação da SGG, Márcio Pereira, “Goiás se consolida como protagonista na digitalização dos serviços públicos no Brasil. Essa transformação aproxima o Estado da vida real das pessoas, garantindo que o cidadão sinta, em seu dia a dia, o cuidado do poder público. O nosso compromisso é claro: oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e acessível”.
Em abril de 2025, Goiás também conquistou o selo ISO 9001:2015 em Tecnologia da Informação, que reconhece a excelência na Digitalização de Serviços Públicos Estaduais e na Gestão de Contratos da Superintendência de Sistemas e Inovação (SSI) da SGG. Esse selo, emitido pelo Organismo Nacional de Certificação de Sistema de Gestão Empresarial (ONC Certificação), é válido até 2028.
Adicionalmente, foi apresentada uma proposta à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) que institui a Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial (IA). A proposta, coordenada pela SGG, já foi aprovada por unanimidade em primeira votação no dia 13 de maio. Essa iniciativa reafirma o compromisso do estado em se tornar uma referência em tecnologia, incorporando ferramentas de IA para aprimorar ainda mais os serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Goiás.
Para mais informações, acesse o link da matéria. Goiás lidera ranking nacional de oferta de serviços digitais