Goiás registra produção recorde de 20,4 milhões de toneladas, destacando-se como o estado com a maior produtividade do Brasil na safra 2024/2025.
A safra de soja em Goiás, referente ao ciclo 2024/2025, alcançou um marco histórico ao atingir a impressionante marca de 20,4 milhões de toneladas. Esta produção, apontada pelo 11º Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), representa um crescimento de 21,4% em comparação ao ano anterior.
De acordo com informações da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o êxito na produção é resultado de um aumento na área plantada e, principalmente, da melhoria na produtividade média. A área dedicada ao cultivo da soja cresceu para 4,9 milhões de hectares, refletindo um incremento de 2,5% em relação ao ciclo de 2023/2024. A produtividade também teve um avanço considerável, subindo 18,4% e chegando ao recorde de 4,1 toneladas por hectare.
Com esse desempenho, Goiás se consolida como o estado líder em produtividade no Brasil e ocupa a terceira posição entre os maiores produtores de soja do país. Para Pedro Leonardo Rezende, titular da Seapa, “esse resultado histórico é fruto do esforço conjunto entre produtores, técnicos e políticas públicas eficazes. O apoio do governo tem sido fundamental para garantir a competitividade, produtividade e a sustentabilidade no campo”.
Produzindo com eficiência
Para mais informações sobre a safra de soja e outras cadeias agropecuárias de Goiás, a Plataforma Aroeira oferece acesso a dados detalhados, sendo uma ferramenta importante da Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa.