O governador em exercício Daniel Vilela inaugurou a edição itinerante do programa Goiás Social em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Durante o evento, foram distribuídos 426 cartões com transferência de renda aos moradores, além de atendimentos nas áreas de saúde, emissão de documentos e orientação jurídica.
Vilela destacou o empenho do governador Ronaldo Caiado na região e elogiou a atuação da primeira-dama Gracinha Caiado na coordenação do programa. “Goiás Social está presente na vida das pessoas, oferecendo serviços, programas, fazendo com que se sintam acolhidas e atendidas pelo nosso governo”, afirmou. Ele ressaltou que Goiás oferece uma quantidade de serviços sociais sem igual em todo o Brasil e destacou a importância do evento em uma região frequentemente esquecida por administrações anteriores.
A ação, que se realiza no Setor Céu Azul, entrega 426 cartões de programas sociais voltados para a população vulnerável, sendo: 14 cartões do Mães de Goiás, 27 do programa Dignidade, 233 do Goiás Por Elas, 40 do Aprendiz do Futuro e 12 do Aluguel Social. O investimento total para a economia local é de R$ 1,8 milhão nos próximos 12 meses.
O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, enfatizou a importância do Goiás Social para a comunidade, principalmente para beneficiar mulheres em situação de violência doméstica, que recebem atenção especial e auxílio financeiro. Esse grupo tem acesso a um benefício mensal de R$ 300 por até 12 meses.
O programa também está organizado para celebrar os 30 anos de emancipação da cidade, e o prefeito Marcus Vinicius reafirmou o impacto positivo das ações do governo estadual em Valparaíso. “Hoje, as pessoas estão querendo vir de lá para cá, porque aqui tem segurança, asfalto de qualidade e programas sociais que realmente atendem a nossa comunidade”, disse.
Elizabeth Pereira, uma das beneficiárias de 65 anos que recebeu o cartão Dignidade, comentou sobre a importância do benefício em sua vida. “Esse auxílio chegou na hora certa. Vai me ajudar muito para comprar minhas frutas e medicamentos”, relatou.
Entre os serviços oferecidos pelo Goiás Social estão cortes de cabelo gratuitos, emissão de documentos como Carteiras de Identidade e carteiras de autista, distribuição de absorventes por meio do programa Dignidade Menstrual e acesso ao Protocolo Todos Por Elas, que visa prevenir a violência doméstica. O programa ainda conta com a inscrição para cursos de qualificação e o programa Mais Empregos, que disponibiliza mais de 600 vagas.
Os atendimentos de saúde incluem vacinação, exames preventivos como mamografias e exames oftalmológicos, além de aferição de pressão e glicose. A Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça também participam, oferecendo orientação jurídica em questões como investigação de paternidade, divórcios e atendimentos a vítimas de violência.
Dentre as iniciativas que estão sendo acompanhadas, está a entrega de cadeiras de rodas, fraldas geriátricas e infantis, e kits de enxoval de bebês, promovidas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Saiba mais sobre as ações do programa Goiás Social:
Goiás Social atende migrantes e refugiados em Aparecida de Goiânia
Goiás Social e OVG abrem inscrições para o ProBem com 5 mil bolsas