Em encontro realizado na quinta-feira (14/08), na sede da Google em São Paulo, o vice-governador Daniel Vilela ouviu do executivo Doron Avni, da Vice-Presidência de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas, elogios ao pacote de medidas do Governo de Goiás para tecnologia e inovação. A pauta destacou, neste ano, ações com potencial de impacto social e efeito econômico — como a entrega de Chromebooks a estudantes da rede estadual, a estratégia do Hub Goiás e a regulação de inteligência artificial (IA) — voltadas a atrair investimentos, fortalecer o ecossistema de inovação e a economia criativa nas cidades goianas.
Segundo Avni, a norma estadual que regula o uso de IA é referência internacional, “lado a lado” com a legislação do Japão, e mais avançada que o debate do PL 2338/23, ainda em tramitação na Câmara dos Deputados. Para a empresa, o arcabouço é pró-inovação e cria ambiente favorável para provedores de nuvem, startups e instituições de pesquisa, reforçando a competitividade regional e a agenda de governo digital.
“Utilizamos o Gemini, nossa ferramenta de IA, para perguntar qual legislação seria mais completa e inovadora, e a resposta foi a normativa de Goiás”, disse Avni, ao ressaltar que a lei estadual estimula novos investimentos e a instalação de infraestrutura tecnológica.
O reconhecimento também abrange a cooperação com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), da Universidade Federal de Goiás (UFG), dedicada a pesquisa e desenvolvimento em IA. Dessa parceria surgiu o projeto Gaia, um modelo avançado de código aberto, otimizado para o português do Brasil, desenvolvido pelos pesquisadores do Ceia com base na arquitetura aberta da Gemma 3, da própria Google.
No campo do empreendedorismo, o Hub Goiás conduz um programa estruturado para se tornar a maior iniciativa de incubação de startups de IA na América Latina. O governo estadual destinará R$ 2 milhões às dez melhores startups com IA como elemento central do negócio, visando solucionar desafios complexos em diferentes áreas, do setor público à iniciativa privada.
Educação e segurança

Na educação, a entrega de 340 mil Chromebooks a estudantes da rede estadual foi apontada como decisiva para preparar jovens para a economia digital. “Vocês focam em garantir que os estudantes de Goiás tenham o necessário para prosperar no mundo da IA”, afirmou Avni. “Estou muito orgulhoso da parceria com o seu Estado”.
Daniel Vilela relacionou as políticas educacionais aos avanços em segurança pública. O Estado ampliou o uso de câmeras de monitoramento com inteligência embarcada e registrou aumento de 70% na recuperação de celulares e veículos roubados. Para o vice-governador, o ambiente seguro impulsiona a instalação de empresas inovadoras e favorece a circulação de estudantes com seus equipamentos, além de promover inclusão digital nas famílias, que também utilizam os Chromebooks em casa.
“Temos um ambiente seguro, esse fator funciona como um indutor para que novas empresas, em especial no campo da inovação, se instalem em nosso estado”, afirmou Vilela. “Estamos trabalhando para que Goiás siga sendo referência em inovação, unindo tecnologia, educação e segurança para criar um ambiente que atraia investimentos e gere oportunidades para nossa população”. Segundo ele, “queremos ampliar essa inovação tecnológica e digital também na prestação dos serviços públicos”, e a Google manifestou interesse em expandir parcerias em novos projetos.