Com participação inédita na Feira Internacional de Madri, que começa nesta quarta-feira (22/01), a Goiás Turismo inicia a sua participação em eventos internacionais do setor em 2025. Até março deste ano, a Agência ainda irá participar de feiras em Portugal, Alemanha e na Colômbia, todos possibilitados ao vencer concorrência nacional feita pela Embratur
![](https://i0.wp.com/goias.gov.br/turismo/wp-content/uploads/sites/4/2025/01/Fitur-2024-1-1024x682.jpg?resize=1024%2C682&ssl=1)
Imagem: Divulgação Fitur
O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, conquistou um feito inédito em 2025: a participação em quatro renomadas feiras internacionais do setor (Espanha, Alemanha, Portugal e Colômbia), que serão realizadas no primeiro trimestre de 2025. A participação é resultado do seu bom desempenho da agência goiana na seleção pública promovida em âmbito nacional pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que abriu concorrência envolvendo todo o trade turístico do país, interessado em divulgar seus atrativos além das fronteiras nacionais.
A primeira delas terá início na próxima quarta-feira (22/01), e trata-se da Feira Internacional de Madri (Fitur), na Espanha, que segue até domingo (26) mobilizando operadores internacionais de turismo sobre as novidades do segmento em todo o mundo. Essa é a primeira vez que Goiás terá participação nesta renomada feira, que esse ano vai homenagear o Brasil, conferindo destaque aos roteiros nacionais.
Conforme explica o presidente da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, o bom resultado na seleção da Embratur reforça um dos pilares do trabalho que o órgão vem desenvolvendo, que é o de propagar os atrativos goianos fora do país.
“Temos fortalecido a presença de Goiás em eventos internacionais e também buscado mostrar in loco as belezas que integram os nossos principais destinos turísticos. É importante que o trade internacional entenda que o Brasil oferece além de praias paradisíacas e a floresta amazônica. Por isso estamos empenhados em conquistar cada vez mais espaço quando surgem essas oportunidades capitaneadas pela Embratur”, avalia.
Presença internacional goiana
Pela primeira vez, Goiás terá representação em quatro feiras internacionais apenas no primeiro trimestre de 2025. A primeira delas será de 22 a 26 de janeiro, durante a Feira Internacional de Turismo de Madri, na Espanha. Na ocasião, quem visitar o stand da Embratur na feira, terá oportunidade de se informar junto aos gerentes da Goiás Turismo Fernando Magalhães (Gerência de Estudos, Pesquisa e Qualificação) e Joice Naves (Gerência de Estruturação e Produtos Turísticos), sobre os atrativos turísticos que compõem as regiões das Águas Quentes, da Chapada dos Veadeiros e do Ouro.
No período de 26 a 28 de fevereiro, a participação será na Vitrina Turística Anato, realizada em Bogotá, na Colômbia. De 4 a 6 de março, a Goiás Turismo marcará presença na ITB Berlim, na Alemanha. E para concluir o trimestre, Goiás participará da BTL Bolsa Turismo Lisboa, de 12 a 16 de março.
O gerente de marketing da Goiás Turismo, Alexandre Resende, explica que o processo seletivo da Embratur atrai participantes de todo o país, que disputam as vagas limitadas para estarem presentes no stand montado pela estatal para representar o Brasil nas feiras internacionais.
“É a primeira vez que obtivemos notas suficientes para garantir quatro dos cinco destinos que tiveram a seleção aberta. Isso é resultado de um trabalho sistemático realizado em duas frentes; na qualificação dos nossos destinos turísticos para receber o turista estrangeiro; e de apresentação de todo nosso potencial natural e de experiências, bem no centro do país”, esclarece.
No segundo semestre de 2025, Goiás se prepara para sediar pela primeira vez o evento internacional Remote Immersion Latin America, que vai conduzir dezenas de designers de turismo vindos de diversas partes do mundo pelos atrativos naturais presentes na Chapada dos Veadeiros, com vistas a incluir a região na rota dos operadores internacionais.
“Vamos seguir na missão de elevar o turismo goiano a patamares internacionais”, afirma Fabrício Amaral.
Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás
Fonte: Goiás Turismo