O Governo de Goiás revelou, na última quinta-feira, o Plano Operacional de Transporte e Trânsito para a MotoGP 2026, programada para os dias 20, 21 e 22 de março de 2026, em Goiânia. Desenvolvido pela Oficina Consultores em colaboração com a Redemob, o plano visa garantir mobilidade e segurança para um público esperado de mais de 200 mil pessoas que devem circular na capital durante o evento, considerado a maior competição de motovelocidade do mundo. A apresentação ocorreu em uma reunião híbrida com representantes de várias entidades governamentais e organizadoras do evento.
Dentre as estratégias delineadas no relatório, destacam-se intervenções urbanas ao redor do Autódromo de Goiânia, incluindo melhorias na infraestrutura e reforço na sinalização de trânsito. Até o momento, 50 mil ingressos foram vendidos, com 78% deles destinados a visitantes de fora do estado e do país. A expectativa é que a competição gere um impacto econômico de R$ 1 bilhão na economia local, com uma previsão de arrecadação de R$ 130 milhões em ICMS.
Adriano da Rocha Lima, da Secretaria-Geral de Governo, assegurou que o foco é proporcionar segurança e evitar contratempos durante o evento. “Teremos pontos de apoio e estacionamento, transfers de ida e volta para o Autódromo, além de transporte coletivo dedicado, tudo devidamente sinalizado”, afirmou ele, enfatizando o objetivo de oferecer conforto sem engarrafamentos.
A servidora Thaís Moraes, responsável pelo planejamento, destacou que as análises, iniciadas em junho de 2025, abordam aspectos como mobilidade, logística e serviços públicos. Uma das prioridades é informar o público para que todos possam se deslocar de maneira segura. O acesso ao Autódromo será restrito a motos ou ônibus, proibindo veículos particulares para minimizar o tráfego.
A Redemob implementará linhas de ônibus exclusivas para o Autódromo, com partida dos Terminais Isidória, Praça da Bíblia e Paulo Garcia. A recomendação é que os visitantes deixem seus carros nessas áreas e utilizem os ônibus para concluir o trajeto. A frota especial, movida a biometano, promete ser significativamente menos poluente que os ônibus comuns.
Serão disponibilizados “bolsões de estacionamento” com aproximadamente 10 mil vagas nos locais como o Estádio Serra Dourada e o Paço Municipal. Além disso, pontos de embarque e desembarque provisórios serão criados para facilitar o transporte coletivo durante os três dias do evento.
O plano será implementado em parceria com a Prefeitura de Goiânia, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, e incluirá melhorias na sinalização e recapeamento das vias. Thaís Moraes também mencionou que encontros com moradores da área estão em andamento para comunicar as alterações e mitigar impactos locais.
Alan Adler, CEO da Brasil Motorsport, que organiza etapas da Fórmula 1 desde 2021, ressaltou a relevância do plano durante a reunião. “Esse planejamento ajudará a evitar os problemas que enfrentamos em Interlagos, onde a mobilidade do público era um grande desafio”, disse Adler, afirmando que em Goiânia não se esperam dificuldades semelhantes.
Desenvolvimento Econômico
Com um forte potencial de impacto econômico, o Governo de Goiás, em parceria com a Fecomércio-GO, está implementando um plano para explorar as oportunidades nos setores de comércio e serviços. Uma das iniciativas em destaque é uma plataforma digital que oferecerá aos turistas informações sobre opções de alimentação, lazer, compras e atrações culturais. Cursos gratuitos no âmbito do turismo também estão sendo proporcionados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, através do Pronatec.
Além disso, um Termo de Cooperação Técnica foi assinado por 12 órgãos estaduais para garantir atendimento especial aos visitantes, que incluirá a instalação de uma Delegacia do Turista com profissionais bilíngues disponíveis.
A pouco mais de três meses do grande evento, Adriano da Rocha Lima ressalta que o plano ainda poderá ser ajustado para assegurar uma experiência positiva tanto para os espectadores quanto para a população local. “Estamos planejando para garantir o mínimo de transtornos e proporcionar uma experiência memorável”, conclui.

