A participação na França foi viabilizada por edital da Secretaria de Estado da Cultura
O Governo de Goiás confirmará a presença de três companhias goianas no 79º Festival OFF de Avignon, um dos mais renomados festivais de artes cênicas do mundo, que ocorrerá entre os dias 5 e 26 de julho, na cidade de Avignon, no sul da França. Os grupos selecionados foram escolhidos através do Edital Goiás Mundo Afora, parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que é gerido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O objetivo é proporcionar visibilidade aos artistas e divulgar a cultura goiana no exterior, além de facilitar a comercialização de seus trabalhos.
As companhias que farão parte deste intercâmbio cultural são o Grupo Zabriskie, a Cia. Ateliê do Gesto e a produtora Berta Lúcia Campos. A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressalta que essa participação é resultado de uma política pública consistente que visa não apenas a visibilidade, mas também a profissionalização e circulação dos espetáculos. Este é o segundo ano consecutivo que o Governo de Goiás envia grupos para o festival; em 2022, a mesma iniciativa foi realizada com outros três grupos.
“Temos orgulho de termos sido pioneiros entre os estados brasileiros ao estruturar a participação no Festival OFF de Avignon”, afirma Yara. Em 2025, o Brasil será o país convidado de honra do evento. Além dos artistas goianos, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) selecionará outras companhias nacionais e enviará uma comitiva de 10 jovens brasileiros para os Encontros Mundiais de Jovens Profissionais das Artes Performativas (WYPPAM), que ocorrerá durante o festival.
Participação e debate
Além das apresentações, Yara Nunes e o gerente de Editais de Arte e Cultura, Sacha Witkowski, representarão Goiás em mesas de debate e conferências focadas em intercâmbio cultural com a França. “Apresentaremos os instrumentos de fomento que implementamos em Goiás, visando impulsionar a internacionalização da produção artística e consolidar parcerias institucionais”, afirma Yara.
Arte em destaque
O diretor e produtor goiano Antonio Interlandi, natural de Jaraguá e residente na França há mais de 30 anos, estará presente no festival com uma produção de Berta Lúcia Campos. O espetáculo colaborativo entre Brasil e França terá como trunfo a inclusão de um artista francês na equipe goiana, que conta com o pianista Diones Correntino. “Essa apresentação é uma mescla de memórias da minha infância com aspectos da história do Brasil”, explica Interlandi.
O integrante do Grupo Zabriskie, Alexandre Augusto da Silva, acredita que atuar em Avignon abre diversas oportunidades, tanto para a visibilidade quanto para o contato com outras estéticas. “É uma chance de reafirmar a cultura como uma linguagem política e mostrar que o teatro do Centro-Oeste pode ocupar espaços internacionais de relevância”, destaca Alexandre.
A Cia. Ateliê do Gesto está em fase de ajustes finais, segundo seus diretores artísticos, Daniel Calvet e João Paulo Gross. “Estamos revisitando o espetáculo, ajustando aspectos cênicos e dramatúrgicos para garantir que ele se conecte com o público francês”, afirmam.
Festival renomado
O Festival OFF de Avignon é um evento de destaque no cenário internacional de artes cênicas, surgido em 1966 e que cresce a cada ano. O festival serve como uma vitrine para a apresentação e venda de espetáculos, atraindo programadores de toda a França e de outros países. O objetivo é descobrir e convidar artistas que podem compor as programações de teatros em anos seguintes, tornando-se um ponto central para intercâmbios, vendas e coproduções.
Fotos: Lu Barcelos/ Secult

