Goiás instala três primeiros supercomputadores NVIDIA DGX B200 da América Latina para acelerar IA no setor público
O Governo de Goiás passou a hospedar, no data center corporativo da Secretaria-Geral de Governo (SGG), os três primeiros supercomputadores NVIDIA DGX B200 da América Latina, pertencentes ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A iniciativa busca impulsionar projetos de Inteligência Artificial (IA) na gestão pública, com foco em eficiência, inovação e impacto social em áreas estratégicas do estado.
A operação, apoiada por robusta infraestrutura pública, reforça o papel do governo e de suas instituições na adoção de tecnologia de ponta, com potencial de ganhos diretos para a economia e melhoria de serviços à população. O investimento posiciona Goiás no mapa da inovação nacional, fortalecendo o ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e implementação de soluções avançadas no setor público.
Desempenho e infraestrutura
Com capacidade individual de 72 petaFLOPS para treinamento e 144 petaFLOPS para inferência, os supercomputadores viabilizam o desenvolvimento de produtos e serviços complexos de IA, incluindo aplicações de inteligência artificial generativa. O ambiente foi preparado para garantir alta disponibilidade, segurança e estabilidade em operações críticas.
O data center conta com redundância de facilities, que assegura continuidade operacional em cenários de pico, manutenção ou falhas:
- Grupos geradores;
- Banco de baterias;
- Sistema de climatização com ar-condicionado de precisão.
Declarações
“A estrutura de data centers construída com recursos do Tesouro Estadual, nos colocou em uma posição de destaque nacional. Hoje, somos o único estado com infraestrutura compatível para sediar supercomputadores dessa magnitude, o que abre caminho para soluções inovadoras no serviço público”, afirma Adriando da Rocha Lima, secretário-geral de Governo.
Segundo Márcio Cesar Pereira, subsecretário de Tecnologia da Informação, a adoção do modelo supercomputadores NVIDIA DGX B200 — o equipamento mais avançado da atual geração voltada à IA — consolida Goiás como polo estratégico para inovação tecnológica na gestão pública. “A sua presença em Goiás consolida o estado como polo estratégico para inovação tecnológica na gestão pública”, disse.
Parceria e uso no setor público
Os equipamentos são geridos pelo CEIA/UFG, em parceria com o governo estadual. Embora sob gestão acadêmica, poderão ser utilizados em projetos de IA de qualquer pasta do governo, ampliando a colaboração entre universidades e administração pública.
O acesso compartilhado pretende acelerar casos de uso com benefícios diretos em áreas como saúde, educação, controle e economia, além de apoiar políticas públicas baseadas em dados e ampliar a qualidade de serviços oferecidos à população.