Um novo impulso nas obras rodoviárias começa em Goiás, com o Governo do Estado anunciando um robusto pacote financeiro superior a R$ 1,1 bilhão. Este investimento é voltado para a implementação de sete novas obras, que se configuram como uma importante etapa na infraestrutura pública do estado.
Os recursos, geridos pelo Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), representam uma iniciativa pioneira no país, ao viabilizar contratos por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O governo se baseia na Lei Federal nº 13.019/2014, que facilita a execução de novos projetos, abrangendo mais de 330 quilômetros de rodovias, construção de pontes e duplicação de vias essenciais para o transporte de produtos agropecuários e mobilidade regional.
As intervenções estão programadas para impactar cidades como Bela Vista, Silvânia, Caçu, Perolândia, Iporá e Itarumã. O Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) será o responsável pela gestão e execução após a formalização de um Termo de Colaboração com o governo estadual.
O governador Ronaldo Caiado enfatizou que essa mudança representa um avanço significativo na administração de recursos públicos, promovendo uma maior eficiência, agilidade e controle. Segundo ele, a experiência pode se tornar um modelo a ser seguido por outras regiões do Brasil, especialmente ao eliminar a burocracia excessiva associada a obras públicas.
“Estamos demonstrando que é possível realizar mais em menos tempo e com qualidade. O público deseja obras acabadas, estradas seguras para a circulação. Este novo modelo acompanha essa demanda”, afirmou o governador, destacando a importância da inovação administrativa que rompe com processos ineficazes.
Com a vigilância da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), a responsabilidade pelo planejamento e execução dos sete projetos estratégicos ficará sob a supervisão do Ifag, que atuará nas regiões Sul, Sudeste e Centro em rodovias como GO-461, GO-147, entre outras.
O Termo de Colaboração inclui a seleção de empresas por meio de chamamento público, onde as contratadas devem apresentar intervenções conforme requisitos técnicos robustos, com garantias legais que asseguram a continuidade das obras mesmo em casos de falhas.
“Há um histórico de problemas na gestão pública que frequentemente privilegia o menor preço em detrimento da qualidade técnica. Essa nova abordagem busca reverter essas falhas, assegurando obras completas e eficazes”, observou o secretário de Estado da Infraestrutura, Adib Elias.
A estratégia ainda foca na transparência, exigindo que o Ifag forneça balancetes mensais, relatórios detalhados e outros documentos pertinentes à fiscalização, o que irá garantir o rigor na execução dos projetos e a devolução de quaisquer saldos não utilizados ao Estado.
O novo sistema foi possibilitado pela Lei Estadual nº 21.670/2022, que instituiu o Fundeinfra, e pela Lei nº 23.291/2025, que formaliza o Ifag como parceiro legal do estado, permitindo que ações mais eficientes sejam adotadas.
Os investimentos nas GOs incluem uma variedade de trechos rodoviários com extensões que variam de 32 km a 85 km e valores aproximados de R$ 108 milhões a mais de R$ 314 milhões. Este conjunto de obras é fundamental para melhorar a infraestrutura estadual e impulsionar a economia local.
Com essa nova fase de investimentos, Goiás reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e a modernização de sua infraestrutura. Os cidadãos aguardam ansiosamente a melhoria das condições das estradas e a segurança no transporte de produtos.
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