O Governo Federal lançou, nesta terça-feira, o Programa Natureza com as Pessoas, uma ação que tem como objetivo impulsionar o turismo sustentável em Unidades de Conservação e áreas protegidas do Brasil. Esta iniciativa é fruto de uma colaboração entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério do Turismo.
A proposta abrange diversas formas de visitação, como ecoturismo, turismo de bem-estar, turismo científico, turismo rural e avistamento de fauna, consolidando-se como uma alternativa promissora para a exploração harmoniosa da natureza.
Segundo João Paulo Capobianco, ministro substituto de Meio Ambiente e Mudança do Clima, as Unidades de Conservação são peças-chave na economia local. Ele destacou que em 2024, essas unidades receberam 25,5 milhões de visitantes apenas nas esferas federais.
“Essas áreas não só protegem a biodiversidade, mas também têm um significativo potencial econômico. O turismo sustentável já é uma realidade crescente, contribuindo para a economia e criando empregos”, afirmou Capobianco.
O programa também enfatiza a importância do turismo de base comunitária, que busca envolver as comunidades tradicionais e indígenas. Assim, visa promover um turismo que respeite e valorize a cultura local, reforçando o desenvolvimento sustentável em diversas escalas.
A meta do Programa Natureza com as Pessoas é fomentar o turismo responsável nas Unidades de Conservação, estimular o engajamento da sociedade na proteção do meio ambiente e garantir benefícios sociais e econômicos para as comunidades envolvidas. Com isso, busca-se fortalecer o desenvolvimento sustentável tanto em níveis locais quanto regionais e nacionais.
*Com supervisão de Rafael Gasparotto