O professor e militante político Humberto Chaves deu início às articulações para sua pré-candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2026 por Goiás. Filiado ao PSOL, Chaves já aparece em algumas pesquisas de intenção de voto e tem intensificado o diálogo com lideranças partidárias e movimentos sociais ligados à federação PSOL/REDE.
Segundo dirigentes da legenda, o momento é de conversas internas e construção de alianças, uma vez que a federação ainda discutirá oficialmente as estratégias eleitorais em um encontro previsto para os próximos meses. Além da disputa ao Senado, o PSOL e a REDE já observam a movimentação de pré-candidatos aos cargos de deputado estadual e federal, preparando o terreno para o próximo pleito.
A pré-candidata ao governo de Goiás pelo partido é Cíntia Dias, que também concorreu ao cargo em 2022, quando disputou contra o atual governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Cíntia é um dos principais nomes da legenda no estado e deve coordenar parte das discussões estratégicas da federação.
Humberto Chaves já tem experiência em disputas eleitorais. Na eleição de 2022, ele foi 1º suplente da candidata ao Senado Manu Jacob, também do PSOL, que obteve 51.743 votos. Agora, ele busca consolidar seu nome como alternativa progressista ao Senado, apostando em uma campanha voltada para justiça social, sustentabilidade e participação popular.