A 15ª Bienal Internacional do Livro do Ceará teve início nesta sexta-feira (hoje), com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”. O evento, que ocorrerá até o dia 13 de abril, é esperado para atrair mais de 400 mil visitantes, superando o número da edição anterior em 2022.
A programação, inteiramente gratuita, conta com mais de 20 espaços que oferecem uma rica variedade de atividades. Os participantes poderão desfrutar de uma feira de livros, lançamentos de obras, palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias e apresentações musicais.
Realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a Bienal também apresenta a programação paralela “Bienal Ceará Adentro”, que incluirá eventos em diversos bairros da capital e em pelo menos cinco cidades do interior do estado.
Nesta edição, destaca-se o retorno do Espaço Natércia Campos, dedicado à literatura cearense, e a Quadra Literária, que promoverá a comercialização de obras de autores e editoras independentes. Além disso, a Bienal reservará espaços voltados à literatura feminina, infantil e jovem, com ênfase na produção literária de novos autores, incluindo saraus, oralidade urbana, literatura de fantasia e jogos de tabuleiro.
Serão promovidos encontros que reúnem mediadores de leitura que atuam em bibliotecas comunitárias, com o objetivo de formar novos leitores. Um espaço para debates permitirá a troca de experiências entre professores sobre práticas pedagógicas antirracistas em sala de aula, enquanto o Espaço Formativo de Ilustração e a Praça do Cordel trarão à tona referências na produção de cordéis, repentes e xilogravuras.
A Bienal destacará a tradição e o conhecimento de povos originários, quilombolas e outros detentores do saber, por meio da temática “Oralidades, Ancestralidades, Mestras e Mestres da Cultura”, que incluirá encontros e vivências de várias manifestações culturais, como romanceiros, cordéis, danças e narrativas afro-indígenas.
O evento se apresenta como uma oportunidade imperdível para celebrar a literatura e a cultura cearense, reunindo diversidade e riqueza em um só espaço.