A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) anuncia a abertura de inscrições para a chamada pública “Seleção TV Brasil”, que destina R$ 110 milhões à produção de conteúdo para a TV pública. Os recursos são provenientes do Fundo Setorial do Audiovisual e visam fomentar a criação de programas diversificados, incluindo conteúdo infantil, infanto-juvenil, temática relacionada à natureza e ao meio ambiente, futebol feminino, bem como produções que abordam sociedade e cultura, além de longas-metragens e novelas.
O edital, parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV), é liderado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e pelo Ministério da Cultura. Um aspecto importante da iniciativa é que 40% das obras selecionadas deverão vir das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, promovendo a diversidade regional na produção audiovisual.
A divulgação oficial do edital ocorreu na última segunda-feira pelas mãos dos ministros Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e Margareth Menezes, da Cultura. As produtoras interessadas têm a oportunidade de consultar o edital completo e se inscrever até o dia 5 de maio, por meio do site dedicado à seleção.