A cidade de Goiânia se prepara para um importante investimento em infraestrutura com a requalificação total da Marginal Botafogo, prevista para os próximos anos. O projeto, abordado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, destinará R$ 267 milhões para melhorias na drenagem urbana e prevenção de desastres naturais.
As principais intervenções incluem a recuperação e ampliação do canal central, a criação de bacias de contenção e o reforço da estabilidade do aterro. As obras também visam combater erosões, revisar os pontos de lançamento que desaguam no canal, reformar o pavimento, aprimorar a estética da área e fortalecer as contenções laterais e de fundo do canal. Adicionalmente, o projeto contempla soluções para otimização do escoamento e monitoramento da qualidade da água.
Atualmente, a Secretaria de Articulação Institucional e Captação (Secap) está finalizando a apresentação de documentos necessários, como certidões e projeto básico. Após análise do Governo Federal, será necessário apresentar o projeto executivo em até 180 dias, para que a Secap organize a licitação.
O titular da Secap, Junior Toledo, reafirmou a importância rapidez no processo. “Esta será uma das iniciativas mais relevantes da cidade. Estamos comprometidos em avançar rapidamente para que as obras se iniciem o quanto antes”, declarou.
O mínimo estabelecido para a execução das obras é de dois anos. O prefeito Sandro Mabel também mencionou a possibilidade de buscar financiamento junto à Caixa Econômica Federal para ampliar as intervenções. “Nossa meta é solucionar definitivamente os problemas de transbordamentos e deslizamentos na Marginal Botafogo, oferecendo assim mais segurança para os usuários da via”, afirmou.
Este alto investimento na Marginal Botafogo é parte de um conjunto de ações já implementadas pela gestão municipal desde o início de 2025. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) tem trabalhado em diversas frentes, incluindo a construção de meios-fios pré-moldados e a contenção de erosões, além da recuperação de bocas de lobo em vários trechos. Outras ações incluem a reposição de tampas, construção de muros e limpeza de bueiros e pontes.
Foto: Alex Malheiros