O Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, apresentará nesta quarta-feira (8) a inovadora plataforma Bem Brasileiro, um espaço virtual que centralizará o acervo de bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil.
A nova plataforma reunirá mais de dois mil itens culturais, organizados em diferentes formatos, como fotos, vídeos, documentos e publicações. O desenvolvimento do site O Iphan contou com a parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e do Laboratório de Inteligência de Redes da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade de Brasília.
Conforme destacou o presidente do Iphan, Leandro Grass, a iniciativa visa amplificar a visibilidade dos bens imateriais reconhecidos pelo Instituto nos últimos 25 anos. “Essa plataforma lançada agora vai facilitar o acesso das pessoas para entenderem o que são esses bens e, principalmente, para que possam se engajar na salvaguarda e na preservação dessas comunidades”, afirmou. O presidente acrescentou que a plataforma também promove o acesso ao território das comunidades envolvidas, contribuindo para a valorização do patrimônio imaterial brasileiro.
Além dos acervos, o portal incluirá informações sobre os pedidos de registro para o reconhecimento de bens culturais, além de ações de monitoramento e projetos que o Iphan realiza após o reconhecimento. Os usuários poderão explorar temas variados e fazer buscas filtradas, facilitando a pesquisa sobre tópicos comuns relacionados à cultura brasileira.
Com essa reformulação digital, a expectativa é que a cultura imaterial brasileira receba a atenção merecida, não apenas pela diversidade de seus itens, mas também pelo potencial que eles têm de engajar e transformar a sociedade.