Lucélia Santos relembra emocionante encontro com Chico Mendes durante Semana de Meio Ambiente em Xapuri, AC

2 Leitura mínima
Lucélia Santos relembra emocionante encontro com Chico Mendes durante Semana de Meio Ambiente em Xapuri, AC

A Semana Chico Mendes de Meio Ambiente, em homenagem ao legado do ícone ambientalista brasileiro, iniciou suas atividades em Xapuri, Acre, na última segunda-feira, 15 de outubro, e se estenderá até o dia 22 deste mês. O evento visa destacar as questões relacionadas à conservação ambiental e os direitos dos povos da floresta, reunindo diversas atividades culturais e educativas.

Na manhã de hoje, 16 de outubro, uma caminhada solene teve início às 7h, partindo da Casa de Chico Mendes rumo ao seu túmulo. Este ato, tradicional na programação, foi marcado por forte simbolismo e emoção entre os participantes, que lembraram a importância de sua luta pela preservação da Amazônia.

Durante a semana, Xapuri contará com várias atrações, incluindo exibições do Cine Juruá, debates voltados à juventude e uma imersão na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes no dia 18. Essa última atividade é a única que exige inscrição prévia, destacando a singularidade da trilha que leva o nome do ativista.

A partir de 19 de outubro, a programação se deslocará para Rio Branco, onde serão oferecidas oficinas sobre segurança digital e inteligência artificial no Sesc Centro, além de sessões de cinema e debates sobre a temática. O encerramento do evento coincidirá com o 37º aniversário do assassinato de Chico Mendes, no dia 22, e incluirá a mesa redonda “Direitos Humanos e Justiça Climática” no Museu dos Povos Acreanos, culminando com o ato “Legado de Luz” na Praça Povos da Floresta à noite.

O programa “Viva Maria” de hoje apresentará trechos de uma conversa histórica entre a atriz Lucélia Santos e Chico Mendes, que aconteceu em 1988 durante sua visita ao Acre. Essa conversa inspirou o espetáculo “Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive”, que resgata a luta e resistência do movimento dos seringueiros. O espetáculo voltou aos palcos recentemente na COP30, realizada em Belém, renovando o compromisso com a preservação da memória e causa ambientalista.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *