Lula visita aldeias indígenas em Santarém, Pará, e participa de diálogos com comunidades ribeirinhas

2 Leitura mínima
Lula visita aldeias indígenas em Santarém, Pará, e participa de diálogos com comunidades ribeirinhas

Presidente Lula realiza visita a comunidades na região oeste do Pará

O presidente Lula encontra-se neste domingo no Pará, onde visita aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas em Santarém. Esta visita é parte de suas atividades na região e visa promover o diálogo com as populações locais.

Entre os locais visitados, destaca-se a comunidade Jamaraquá, situada na Floresta Nacional do Tapajós. Durante essa jornada, Lula participa de reuniões e rodas de conversa, com o objetivo de ouvir as demandas e questões dos moradores. O retorno à Belém, a capital paraense, está programado para o fim da tarde de hoje.

Vale lembrar que a cidade de Santarém será sede da COP 30, 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, agendada para ocorrer de 10 a 21 de novembro. A Cúpula dos Chefes de Estado está marcada para os dias 6 e 7 deste mês, aumentando a relevância da visita presidencial.

Na véspera, Lula inaugurou duas importantes obras relacionadas ao evento. A primeira é a ampliação do Aeroporto Internacional de Belém, com um investimento de R$ 450 milhões, que permitirá dobrar a capacidade de operação para atender até 13 milhões de passageiros por ano, conforme dados do Governo Federal.

A segunda obra é a modernização do Porto de Outeiro, que recebeu um investimento de R$ 233 milhões. A extensão do píer para 716 metros permitirá dobrar a capacidade de movimentação, atingindo 80 mil toneladas. Essas iniciativas visam fortalecer a infraestrutura local e proporcionar um eficaz suporte logístico para acolher os participantes da COP 30.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *