Em um esforço para melhorar a mobilidade urbana, o prefeito Sandro Mabel apresentou, em seus primeiros 100 dias de gestão, uma série de iniciativas que prometem transformar o trânsito em Goiânia. Comandando a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Mabel implementou ações como a liberação de corredores de ônibus para motociclistas e a criação de um moderno Centro de Controle Operacional, com o intuito de aumentar a segurança e a fluidez do tráfego na capital.
O balanço inicial das ações também revela melhorias significativas, como ajustes em semáforos, ampliação da sinalização e intervenções estruturais em áreas críticas da cidade. Além disso, o prefeito anunciou a metronização do BRT e firmou acordos com a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) e Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) para modernizar o sistema de trânsito e proporcionar uma economia de mais de R$ 50 milhões em quatro anos.
Mabel enfatizou que a SET busca promover melhorias sustentáveis na mobilidade, num contexto em que os tempos de deslocamento em Goiânia aumentaram até 40% nos últimos dez anos. No intuito de reverter essa situação, iniciativas como o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais têm como foco dar prioridade ao transporte coletivo e reduzir os congestionamentos. “Executaremos mudanças em dez corredores somente neste primeiro semestre. E, no total, serão 26 trechos com melhorias para fazer o trânsito fluir e aumentar a velocidade dos veículos do transporte público e em geral, em até 40%”, destacou o prefeito, que ressalta a importância de ônibus modernos e uma frota renovada para atrair usuários.
A primeira intervenção do novo prefeito foi o lançamento do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais em 2 de janeiro, com foco na Avenida Jamel Cecílio. Este programa, que se expandirá para 250 quilômetros nos próximos 18 meses, busca melhorar a fluidez do trânsito e priorizar o transporte público na capital. Entre as ações já realizadas estão a instalação de 180 placas de proibido parar e estacionar, além de intervenções em várias avenidas, visando o reordenamento do fluxo viário.
Outras medidas inovadoras incluem a liberação de corredores de ônibus para motociclistas, uma ação que entra em vigor com regras rigorosas para garantir a segurança no trânsito. Essa decisão se baseou em pesquisa que analisou dados sobre acidentes, e um acompanhamento pelo SET será feito para averiguar o impacto dessas mudanças. Mabel também anunciou investimento em tecnologia, com a instalação de novos controladores de velocidade e semáforos, prevendo que até o final de abril mais radares e câmeras estejam em operação.
O projeto “Direita Livre”, que permite a conversão à direita mesmo com o semáforo vermelho, já foi implantado em 56 pontos, com outros 15 em estudo, acompanhados de ações educativas para orientar motoristas sobre as novas regras. Mabel acredita que todas essas mudanças representam um avanço considerável e estão direcionadas para transformar a experiência do trânsito em Goiânia.
A modernização do sistema viário continua com a implantação da terceira faixa na extensão da Avenida Castelo Branco e melhorias de sinalização para aumentar a capacidade de tráfego. Com medidas para garantir a fluidez, incluindo a sincronização de semáforos, a prefeitura tem como meta assegurar um trânsito mais ágil e organizado na cidade.
Além das iniciativas de trânsito, o prefeito estabeleceu um gabinete de crise para lidar com os impactos das mudanças climáticas, monitorando continuamente áreas propensas a alagamentos, como a Marginal Botafogo, e implementando sistemas de sinalização viária que visam orientar motoristas durante situações adversas.
As ações da gestão Sandro Mabel demonstram um compromisso em transformar a mobilidade em Goiânia, buscando um trânsito mais fluido, seguro e eficiente para todos os usuários das vias urbanas.