O prefeito Sandro Mabel assinou no sábado, 8 de março, a ordem de serviço para o início do programa Brilha Goiânia, que visa a modernização da iluminação pública na Região Noroeste. As obras estão programadas para começar dentro de 15 a 20 dias e fazem parte da abertura do 17º Mutirão dos 100 dias, uma edição voltada para as mulheres. O prefeito garantiu que a iluminação será instalada em 45 dias, atendendo a demandas de vereadores e deputados da região.
O programa Brilha Goiânia, iniciado no dia 6 de março, tem como objetivo substituir toda a iluminação pública da cidade por luminárias de LED, através de uma parceria público-privada (PPP). A meta é substituir 100 mil pontos em 100 dias, começando pelas regiões Central e Noroeste, com uma média de mil luminárias substituídas por dia, totalizando 178 mil pontos modernizados até julho de 2026.
Mabel ressaltou que o programa incluirá a manutenção do parque luminotécnico, a implantação do Cinturão Digital com videomonitoramento, uso de energia fotovoltaica e a ampliação da rede de fibra ótica. Ele afirmou que a meta é Cobrir Goiânia até junho e eliminar a escuridão nas ruas.
Na sexta-feira, 7 de março, foi publicado o Extrato do Contrato de Concessão para a contratação do Consórcio Brilha Goiânia, formado pelas empresas Tradetek Soluções em Iluminação Pública e Infraestrutura LTDA e FVB Construção e Sinalização de Trânsito LTDA. O contrato, que tem duração de 25 anos e um valor de R$ 1,415 bilhão, abrange melhorias e manutenções no serviço de iluminação pública, além da infraestrutura de telecomunicações e usina fotovoltaica.
As novas luminárias F-LED têm luminosidade até três vezes maior e uma vida útil dez vezes superior às lâmpadas de vapor de sódio, além de uma redução de até 65% no consumo de energia. O consórcio também instalará 300 pontos de iluminação em áreas estratégicas e um sistema de monitoramento remoto por 25 anos. A modernização não terá custo inicial para a Prefeitura e deve gerar uma economia superior a R$ 40 milhões anuais em energia elétrica, resultando em mais segurança, melhor mobilidade, redução da poluição luminosa e valorização urbana.