A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, comentou sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas durante sua participação no programa Bom Dia, Ministra. Ela criticou a administração do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamando sua gestão de "governo negacionista" e afirmando que suas políticas criaram uma "força gravitacional negativa para a vida no planeta". Marina destacou que os Estados Unidos são o segundo maior emissor de gases do efeito estufa e que a saída do país do Acordo de Paris, junto com cortes no fundo climático da ONU, resultará em consequências severas, como o aumento de eventos climáticos extremos, incluindo ondas de calor e furacões, que já afetam a população americana.
Além disso, a ministra abordou as expectativas para a COP 30, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em novembro em Belém, no Pará. Ela enfatizou a urgência de implementar ações para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e combater o desmatamento.
Quanto à exploração de petróleo na Margem Equatorial pela Petrobras, Marina Silva informou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) continua analisando a questão, garantindo que qualquer decisão, seja ela favorável ou não, será baseada em critérios técnicos.