A Prefeitura de Goiânia inicia, nesta segunda-feira (5/1), às 12h, o processo de matrícula para estudantes novatos nas escolas municipais. As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo site da Secretaria Municipal de Educação (SME), em www.sme.goiania.go.gov.br. Os interessados em vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEI) poderão efetuar suas solicitações a partir de terça-feira (6/1), também às 12h.
Esta é a segunda fase do processo de matrícula, que começou em 18 de novembro com um cadastro prévio, realizado online. Apenas os responsáveis que completaram esta etapa estão aptos a solicitar as vagas agora.
Para confirmar a matrícula nas escolas, os responsáveis têm um prazo de até 10 dias úteis para comparecer à unidade escolhida. No que diz respeito aos Cmeis e CEIs, uma lista com os nomes das crianças que receberam vaga será divulgada no dia 16/1, às 18h. Após essa publicação, os responsáveis terão 10 dias úteis para confirmação presencial na unidade designada.
Capacidades da Rede Municipal de Ensino
A Rede Municipal de Educação de Goiânia abrange estudantes do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e atende turmas de pré-escola para crianças de 4 e 5 anos, além da Educação de Jovens e Adultos (1º ao 4º ano). Nos Cmeis e CEIs, são oferecidas vagas para crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses. É necessário que as crianças tenham pelo menos 6 meses completos até o dia 31 de março para serem matriculadas.
Oferta de Vagas para 2026
No total, a Prefeitura de Goiânia está disponibilizando 36.744 vagas para novos alunos no ano letivo de 2026. Desse total, 18.688 são destinadas à Educação Infantil, 10.504 para os anos iniciais do Ensino Fundamental, 6.406 para os anos finais e 1.146 para a Educação de Jovens e Adultos. Em um esforço para expandir a capacidade, 55 novas salas estão sendo construídas, gerando 1,2 mil novas oportunidades para crianças em Educação Infantil. Dentre essas, 48 salas serão em Cmeis e 7 em escolas de Ensino Fundamental.
Essas iniciativas atendem a uma meta estabelecida pelo prefeito Sandro Mabel, que visa zerar a fila de espera por vagas na Educação Infantil e aumentar as oportunidades disponíveis em toda a rede educacional da cidade.
Fotos: Laís Borges

