O estado do Pará lamenta a perda de uma de suas grandes referências culturais. Damasceno Gregório dos Santos, conhecido como Mestre Damasceno, faleceu aos 71 anos na madrugada desta terça-feira, 26 de setembro, em Belém. Sua morte coincide com o Dia Municipal do Carimbó, o que traz um simbolismo profundo à sua despedida, dado seu papel fundamental na preservação e promoção dessa manifestação cultural.
Mestre Damasceno estava afastado da saúde desde 22 de junho, quando começou um tratamento contra complicações de um câncer em estado avançado, afetando pulmão, fígado e rins. A sua trajetória, rica em contribuições artísticas, foi recentemente homenageada na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro, realizada em Belém. Durante o evento, teve sua obra celebrada e o documentário “Mestre Damasceno: a trajetória de um afromarajoara” foi exibido pela primeira vez.
No mesmo evento, outras figuras importantes da cultura marajoara, como Mestre Robledo e Mestre Eliezer e o grupo Nativos Marajoaras, prestaram tributo a sua relevância artística. Também foi lançado o livro “Mestre Damasceno e as Cantorias do Marajó”, que explora a vida e obra do artista, que conta com mais de 400 composições e quatro álbuns em sua carreira.
Nascido em 1954 na comunidade quilombola Salvá na Ilha de Marajó, Mestre Damasceno foi o fundador do grupo Nativos do Marajó e do Cortejo Cultural Carimbúfalo. Em 2023, sua obra foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará. Durante o ano, Mestre Damasceno também foi homenageado em duas ocasiões na Marquês da Sapucaí, no Rio de Janeiro, pelo Paraíso do Tuiutí e pela Grande Rio.
Em nota oficial, o Ministério da Cultura expressou suas condolências, destacando o impacto de Mestre Damasceno na cultura marajoara. Em maio deste ano, ele recebeu a Ordem do Mérito Cultural, a maior honraria do Ministério para personalidades que contribuem para a cultura brasileira. O Governo do Pará decretou luto oficial de três dias em respeito e memória ao artista, com informações sobre o velório e sepultamento a serem divulgadas nas redes sociais e canais oficiais de Mestre Damasceno.