O prefeito Sandro Mabel investe na metronização como alternativa para aprimorar a mobilidade urbana de Goiânia. Este conceito abrange a sincronização dos semáforos ao longo dos corredores do sistema BRT, facilitando a circulação contínua dos ônibus nos cruzamentos e promovendo uma operação com eficiência comparável à de um metrô.
Mabel enfatiza que, atualmente, um dos grandes obstáculos da capital é a ausência de fluidez no tráfego, com semáforos sem priorização e uma velocidade média de apenas 16 km/h nos corredores do sistema BRT, além de outras questões que complicam o deslocamento. “A identificação dos veículos será realizada através de tags eletrônicas e sensores inteligentes instalados nos controladores dos semáforos. Os ônibus irão operar como metrôs nos corredores do sistema BRT”, esclarece o prefeito.
Com a implementação da metronização, prevista para iniciar em março, a velocidade média dos corredores deve superar 21 km/h, representando uma melhoria de pelo menos 30% no tempo de deslocamento, uma vez que a média atual é de 16 km/h. “A metronização beneficiará não apenas os usuários do transporte público, mas o trânsito de forma geral”, declarou o prefeito Sandro Mabel. O sistema funcionará com o apoio de uma central de controle que gerenciará o funcionamento em tempo real.
A Prefeitura de Goiânia também está empenhada na criação de pontos de conversão à direita em cruzamentos estratégicos. Cerca de 180 pontos serão modificados, com aproximadamente 10 intervenções semanais. “Um exemplo icônico de conversão à direita é na Avenida T-7, onde a obstrução no tráfego comprometeu a fluidez. Agora, os motoristas terão mais facilidade para acessar as conversões. As iniciativas estão sendo monitoradas de perto para assegurar resultados positivos”, destacou o prefeito.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia