Em Goiânia, os ônibus do sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste estão cruzando cerca de 90% dos semáforos abertos desde a implantação da metronização. Este sistema, iniciado durante a gestão do prefeito Sandro Mabel, abrange um total de 3,1 km no trecho Leste-Oeste, que inclui nove cruzamentos semaforizados e quatro estações. Por sua vez, o BRT Norte-Sul já opera em 3,7 km de extensão, com 12 cruzamentos e oito estações, resultando em uma melhora significativa na velocidade dos ônibus, que aumentou em mais de 30%, atingindo picos de 25 km/h.
A meta do prefeito Mabel é expandir a metronização para 260 km em Goiânia, permitindo que os corredores de ônibus se tornem mais eficientes e atrativos. “Sensores instalados nas vias detectam a aproximação dos ônibus e enviam dados a um centro de controle, que ajusta o tempo dos semáforos para otimizar o fluxo”, explicou.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, salientou que todos os pontos com metronização são monitorados por inteligência artificial. “As tags dentro dos ônibus se comunicam com um sistema semafórico modernizado, que garante conectividade e eficiência na circulação”, acrescentou.
Os investimentos em infraestrutura visam não apenas melhoras nos trajetos, mas também benefícios diretos aos usuários, que agora desfrutam de menos tempo nos transportes coletivos. “Implementamos reformas em todas as estações e pontos de integração, além de uma nova frota de ônibus, incluindo veículos elétricos e Euro 6. Isso resulta em viagens mais rápidas e esperas menores”, disse Tarcísio.
Morar em Goiânia tem se tornado mais prático para muitos, como a moradora do Jardim Novo Mundo, Neusa Aparecida, que compartilhou sua experiência: “Agora chego mais cedo ao centro. Está muito melhor, e espero que o prefeito continue investindo nesse serviço essencial”.
O projeto de modernização da mobilidade urbana em Goiânia conta com um investimento planejado de R$ 2,1 bilhões ao longo de quatro anos. Este plano abrange a criação de 36 corredores para ônibus e bicicletas, integração com sistemas de bicicletas compartilhadas e fomento à mobilidade ativa, promovendo alternativas sustentáveis e eficientes.
Os esforços do governo municipal estão alinhados com a necessidade de modernização do transporte urbano e representam um passo significativo para a qualidade de vida e a mobilidade no município.