A Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou visitas em 562.008 residências neste ano, com agentes de combate a endemias (ACE) realizando inspeções para identificar e combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Até agora, 10.115 focos do mosquito foram encontrados. O gerente de combate de vetores, Leandro Gouvea, destacou a dificuldade em encontrar moradores em casa, uma vez que 33.823 casas estão fechadas, impedindo a ação dos agentes. A conscientização da população é fundamental, como exemplificado por Roberta Gomes, que já teve dengue e sempre permite a entrada dos agentes em sua casa.
O secretário municipal de saúde, Luiz Pellizzer, enfatizou que, apesar da existência de vacina, o controle do vetor é essencial na prevenção das arboviroses. O trabalho da Zoonoses também inclui a coleta de pneus velhos, que contribuíram para a identificação de mais de 300 focos do mosquito.
Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo e articulações, além de manchas vermelhas na pele. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são os pontos de referência para o atendimento inicial. A vacinação contra a dengue é oferecida a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, faixa etária mais afetada, com mais de 69 mil doses já aplicadas em Goiânia. A vacina está disponível em diversas unidades de saúde da capital.