Estão sendo lançadas nesta semana, na capital paulista, duas obras que buscam esclarecer a história e a situação atual da Palestina, através da perspectiva de quem vivencia a realidade local. Uma delas é o livro “Palestina através dos Milênios – Uma história das letras, aprendizado e revoluções educacionais”, do historiador Nur Masalha.
Marsalha, integrante do Centro de Estudos Palestine da Universidade de Londres, destaca que a compreensão da situação atual da Palestina e de sua resistência exige um conhecimento profundo da história e cultura do seu povo.
O outro lançamento é "Diáspora Palestina na América Latina – Estudos de Mídia e Identidade", do pesquisador Ahmad Alzoubi, professor de Jornalismo e Comunicação na Universidade de Lusail, no Catar. Ahmad, nascido na Jordânia, critica a cobertura jornalística nos países latino-americanos, afirmando que ela reproduz uma narrativa distorcida, dominada por agências de notícias europeias e norte-americanas. Ele observa que a população árabe imigrante frequentemente busca informações sobre o conflito entre Palestina e Israel através da mídia árabe.
A atual fase do conflito Israel-Palestina começou no final de 2023, após um ataque do Hamas a vilas israelenses no sul de Israel, em resposta a um cerco de mais de 17 anos contra Gaza e à ocupação de territórios palestinos, a qual é considerada ilegal pelo direito internacional. O ataque resultou na morte de cerca de 1.200 pessoas e em 250 reféns. Em retaliação, Israel iniciou bombardeios contra Gaza, que já causaram a morte de mais de 50 mil palestinos, uma grande parte deles crianças.
Os lançamentos de "Diáspora Palestina na América Latina" e "Palestina através dos Milênios" ocorrerão nesta quarta-feira no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, e na quinta-feira, no Campus Central da USP – Universidade de São Paulo.