Em visita oficial neste sábado (16/08), o governador Ronaldo Caiado esteve em Rio Verde, no Sudoeste goiano, para conhecer o Hospital Municipal Universitário (HMU), construído com recursos 100% municipais, ao custo de R$ 128 milhões. O governo enfatizou que a unidade reforça a regionalização da saúde em Goiás, com impacto social direto na rede pública da cidade e de municípios vizinhos em 2024 e neste ano, em um evento que reuniu autoridades e instituições locais.
Ao lado do prefeito Wellington Carrijo e do ex-prefeito Paulo do Vale, Caiado afirmou que o HMU, entregue no fim de 2024, é o maior hospital municipal do Centro-Oeste e referência de padrão público. “É um momento importante para a saúde do Estado de Goiás… o que é público tem de ser padrão de excelência”, disse.
Estrutura e capacidade de atendimento
Com 275 leitos de enfermaria e 36 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a unidade dispõe de oito salas cirúrgicas, serviço de hemodinâmica e cirurgia robótica, além de áreas ambulatoriais e de diagnóstico por imagem, incluindo raio-X, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia. O hospital conta ainda com heliponto para transporte aeromédico, e todos os leitos serão regulados pelo Complexo Regulador Estadual (CRE).
Segundo o governador, a nova estrutura amplia a oferta de atendimento especializado com qualidade comparável à rede privada. “Trazer um hospital como este, com um padrão que muitas vezes não se encontra nem na rede privada, mostra o respeito à população e garante dignidade ao cidadão. É uma realidade que vai atender não apenas Rio Verde, mas toda a região Sudoeste”, declarou.
Cronograma de operação
O secretário municipal de Saúde, Thiago dos Santos Souza, detalhou a expansão dos serviços. “Inauguramos a primeira etapa em dezembro passado, com a parte ambulatorial. Agora, até o fim de outubro, vamos colocar 100% do hospital em operação, transferindo os pacientes internados em outras instituições para esta nova unidade.”
Para a prefeitura, a consolidação do HMU demonstra planejamento e responsabilidade fiscal. “É motivo de muito orgulho ver esse hospital pronto para atender não só nossa cidade, mas toda a região. É um investimento público de qualidade, que transforma vidas”, afirmou o prefeito Wellington Carrijo.
Administração municipal e serviços ao cidadão
Durante a agenda, Caiado também visitou o Paço Municipal de Rio Verde, inaugurado em dezembro de 2024 no bairro Gameleira II. O complexo reúne 11 secretarias, melhora o fluxo de atendimento ao cidadão e oferece melhores condições de trabalho para cerca de 700 servidores, concentrando serviços e reduzindo deslocamentos da população.