Goiânia e sua região metropolitana celebram a inauguração do novo Terminal Praça da Bíblia, que começa a operar nesta segunda-feira, 29 de setembro. O espaço foi totalmente renovado com um investimento de R$ 29 milhões do Governo de Goiás.
“O terminal agora é um exemplo de modernidade, com tecnologia e segurança aprimoradas”, destacou o governador Ronaldo Caiado durante a cerimônia de abertura.
Características do Novo Terminal
A nova estrutura ampliou sua área coberta em 60% e foi equipada com iluminação de LED, um sistema de informações aos usuários, totens eletrônicos e equipamentos de sonorização. O terminal garante também acessibilidade e conta com um sistema de videomonitoramento que integra 73 câmeras de alta definição e inteligência artificial para reconhecimento facial.
O governador enfatizou que essa reforma integra um plano de revitalização da Nova RMTC, sem implicar aumentos nas tarifas para os usuários, que permanecem em R$ 4,30 desde 2019.
“Apesar das dificuldades financeiras e da pandemia, mantivemos a tarifa estável”, complementou Caiado.
Além do Terminal Praça da Bíblia, outras unidades também estão passando por reforma, como os terminais Dergo, Praça A, Senador Canedo e Padre Pelágio, que devem ser entregues ainda neste ano.
O vice-governador Daniel Vilela ressaltou que o progresso é resultado de um modelo de gestão colaborativa entre o Estado e os municípios.
“O governador tem sido um aliado das cidades e dos cidadãos goianos, tornando nosso sistema de transporte mais eficiente”, afirmou Sandro Mabel, prefeito de Goiânia.

Novos Ônibus para o Sistema
Durante a mesma cerimônia, foram entregues 90 novos ônibus a diesel com a tecnologia Euro VI, além de um ônibus biarticulado elétrico modelo Eletra, que será integrado ao BRT Leste-Oeste. Segundo o governador, essas aquisições colocam Goiás na vanguarda da utilização de tecnologias limpas no transporte coletivo.
“Goiás é pioneiro na adoção de ônibus elétricos e que utilizam tecnologia Euro VI, que reduz significativamente as emissões”, afirmou Caiado.
Ele também prometeu a renovação total da frota até 2026, priorizando a compra de veículos mais ecológicos, com a meta de adicionar até 1,5 mil novos ônibus até o final do prazo.
As melhorias estruturais visam ser acompanhadas de um aumento na eficiência operacional.
“Além dos novos ônibus, nossa estratégia inclui medidas para evitar aglomerações, com um planejamento que considera a quantidade ideal de veículos durante os horários de pico”, declarou Adriano da Rocha Lima, secretário-geral do Governo.
A Segurança no Transporte
A segurança no transporte coletivo será fortalecida por meio do Programa Viagem Segura, que já conta com mais de 3 mil câmeras conectadas à Secretaria de Segurança Pública. O objetivo é aumentar para 6 mil câmeras até o final de 2026, permitindo uma resposta mais eficaz da Polícia Militar e maior tranquilidade para os usuários.
Conforto para os Passageiros
Todas essas iniciativas buscam proporcionar uma experiência melhor para os passageiros que utilizam o Terminal Praça da Bíblia, que atende 42 linhas de ônibus e recebe cerca de 65 mil usuários diariamente.
“O terminal está muito bonito e confortável. Espero que as pessoas cuidem bem dele”, disse Natália Ramos Feitosa Souza, pensionista de 56 anos.