O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, reunido esta semana na sede do Iphan, tomou importantes decisões, incluindo o tombamento de novos bens como Patrimônio Cultural Brasileiro. Entre os novos bens estão as Freguesias Luso-Brasileiras da Grande Florianópolis, a Estação Ferroviária do Brum, localizada em Recife, e o Kene Kuĩ, que abrange os saberes e técnicas dos grafismos do povo Huni Kuĩ, residente no Acre e sul do Amazonas.
Além disso, o Conselho revalidou o título de Patrimônio Cultural do Brasil para diversas manifestações culturais, incluindo o Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão e as Festas do Divino Espírito Santo de Pirenópolis (Goiás) e de Sant’Ana de Caicó (Rio Grande do Norte). Também foram reconhecidos os diferentes estilos de samba nas Matrizes do Samba do Rio de Janeiro, como o partido alto e o samba-enredo.
Na mesma reunião, foi discutido o pedido de impugnação do tombamento do Forte Araçatuba, em Florianópolis. Considerado uma importante peça do sistema defensivo do século XVIII, o tombamento do forte foi mantido pelo Conselho, que já havia aprovado essa proteção em 1978 e homologado em 1980.