O Brasil terá o filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, como seu representante na disputa por uma das cinco vagas na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A divulgação ocorreu nesta segunda-feira, 15 de outubro, pela Academia Brasileira de Cinema.
Após uma avaliação de seis produções que chegaram à fase final, a Comissão de Seleção decidiu escolher a obra de Mendonça, conforme anunciou Sara Silveira, atual presidente da comissão. “Estamos fazendo uma escolha após a vitória no último Oscar com Ainda Estou Aqui. É com muita honra que anuncio O Agente Secreto como nosso representante”, afirmou a produtora.
Recentemente, O Agente Secreto conquistou prêmios significativos no Festival de Cinema de Cannes, incluindo o de melhor ator para Wagner Moura e melhor diretor para Kleber Mendonça Filho. O filme também foi laureado com o prêmio da crítica internacional e dos exibidores independentes na França, consolidando-se como um dos favoritos na corrida pelo Oscar.
Especialistas em cinema, tanto do Brasil quanto do exterior, acreditam que a produção poderá ser indicada em outras categorias quando os nomes para o Oscar forem anunciados em janeiro do próximo ano. Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, ressaltou a qualidade da atual safra de filmes nacionais. “Este ano, apresentamos 16 títulos incríveis, refletindo a diversidade e a riqueza da cinematografia brasileira”, declarou.
Para a sua campanha internacional, O Agente Secreto contará com a distribuição da Neon, empresa responsável por premiados filmes como Anora e Parasita. A apresentação dos indicados para o Oscar 2026 ocorrerá no dia 22 de janeiro.
É importante lembrar que, em 2023, o Brasil conquistou pela primeira vez o Oscar de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, que também foi indicada na categoria de Melhor Atriz.