As obras realizadas pela Prefeitura de Goiânia no corredor viário das avenidas Jamel Cecílio e 136 já mostram resultados para quem circula na região. A partir deste sábado (28/6), novos serviços serão iniciados na Avenida E e na Rua 12, próximo à antiga Praça do Relógio. Na Avenida E, será retirada parte da ilha e do meio-fio para a criação de uma nova faixa de rolamento. Além disso, os cruzamentos da Rua 135, Praça Tiradentes e Rua 121 com a Avenida 115 receberam novos semáforos e ajustes geométricos. O semáforo da Rua 135 foi instalado para otimizar o tempo de deslocamento para quem faz a conversão à esquerda. Na Rua 65, o semáforo já está em modo intermitente e, após a ativação definitiva, o retorno em frente ao Hotel K será fechado.
Essas intervenções, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), têm previsão de conclusão dos principais trechos até a próxima semana, exceto o cruzamento com a Rua 69, que deverá ser finalizado até julho. Nesse ponto, em frente ao Atacadão, será necessário deslocar três postes do canteiro central. Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito da SET, Marco Antônio Porfírio, “a retirada dos postes e a recolocação pode levar, no mínimo, uma semana. Esse é o único ponto que deve ultrapassar o prazo de junho para a conclusão total do corredor”.
Motoristas, motociclistas e trabalhadores da região têm destacado as melhorias no trânsito. Elias, motorista de aplicativo, relatou que antes o local enfrentava congestionamentos constantes. “Era um congestionamento só. Agora está fluindo, ficou muito bom. Melhorou e ajuda a desafogar o trânsito”, disse. Sandro Martins Barbosa, caminhoneiro que transporta entulho, comentou que a situação era bastante tumultuada e sujeita a acidentes em vários pontos. “Agora melhorou, principalmente para quem trabalha no transporte e na construção civil”, afirmou.
Romário, um manobrista e segurança local, também elogiou as mudanças. “Ficou boa, principalmente na hora de pico. Alargou a avenida e diminuiu o congestionamento. As pessoas elogiaram bastante”, contou. Ellen, funcionária de uma farmácia da região, ainda não percebeu grandes impactos, mas acredita que haverá benefícios futuros tanto para o comércio quanto para o trânsito.
O projeto no corredor Jamel Cecílio/136 inclui o alargamento de pistas, a criação de faixas de conversão, o reordenamento de sentidos e a modernização da sinalização. Segundo a SET, o objetivo é reorganizar os fluxos, aumentar a segurança e garantir maior fluidez em toda a extensão do corredor.