Oficinas de Horta Escolar Incentivam Hábitos Alimentares Saudáveis nas Instituições de Ensino

2 Leitura mínima
Oficinas de Horta Escolar Incentivam Hábitos Alimentares Saudáveis nas Instituições de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia está promovendo oficinas de horta escolar nos dias 20 e 21 de fevereiro, com o objetivo de incentivar hábitos alimentares equilibrados, ensinar sobre cultivo e sustentabilidade, e fortalecer a conexão das crianças com a natureza. Essas oficinas fazem parte do Programa de Segurança Alimentar – Horta Escolar, que visa implementar hortas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), oferecendo alimentos frescos e saudáveis e promovendo a construção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância.

Durante as oficinas, as crianças aprendem de maneira lúdica sobre o cultivo de hortaliças, sustentabilidade e a origem dos alimentos. A produção das hortas contribue para a merenda escolar, alinhando-se ao cardápio elaborado pela equipe de nutrição da SME para garantir refeições equilibradas e nutritivas.

O Programa, que foi criado em 2001 e anteriormente conhecido como Projeto Horta Escolar, atendeu 114 mil estudantes em 377 unidades educacionais em 2024, e distribuiu ou plantou 120 mil mudas de hortaliças.

O cronograma das oficinas é o seguinte:

  • 20/02, quinta-feira

    • 8h: Cmei Brisas da Mata (Rua Gb 15, 0 – Residencial Brisas da Mata)
    • 14h: Escola Municipal Ary Ribeiro Valadão Filho (Rua Ap 3, 358 Qd 10 – Conjunto Residencial Aruanã II)
  • 21/02, sexta-feira
    • 8h: Cmei José Alves Batista (Rua Senador Antonio Martins Borges, Setor Criméia Leste)

Fotos do evento são creditadas à SME.

Compartilhe este artigo