Um em cada quatro brasileiros prioriza viagens, revela estudo
Um novo relatório da Omio, uma das principais plataformas de reservas de viagens, indicou que 25% dos brasileiros colocam viajar como prioridade em suas vidas. O estudo, parte do relatório NowNext’25, foi realizado em parceria com a YouGov e abrangeu a opinião de mais de 10 mil pessoas de países como Brasil, Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Japão e Austrália.
Esse percentual é significativamente superior à média global, que é de apenas 9%. Além disso, o levantamento revelou que 74% dos entrevistados brasileiros têm a intenção de explorar destinos dentro do próprio país, enquanto 17% manifestaram interesse em viajar para a Europa.
“O Brasil tem um enorme potencial para receber diversos tipos de turistas, especialmente em cidades menores. A Omio tem como meta facilitar o acesso a lugares como Gramado, Foz do Iguaçu e as fazendas históricas de Minas Gerais, através da integração de diferentes modais de transporte em uma única plataforma”, comentou Vitor Lalor, gerente geral da Omio no Brasil.
O relatório apontou ainda que 50% dos brasileiros consideram as viagens como uma das principais prioridades financeiras, superando a média mundial de 38%. Essa tendência sublinha um interesse crescente por experiências significativas, ao mesmo tempo que enfatiza a necessidade de planejamento e atenção ao custo.
Entre os perfis identificados no estudo, destacam-se os “viajantes econômicos”, que buscam flexibilidade e optam por viajar fora da alta temporada, além da Geração Z, que prioriza transportes sustentáveis e experiências mais longas.
As tendências do relatório NowNext’25 também incluem alguns pontos-chave:
- Crescimento do turismo doméstico, focando em cidades menores e menos conhecidas;
- A valorização do boca a boca e de recomendações pessoais na escolha de destinos;
- A preferência por experiências de bem-estar, ao invés de aventuras radicais;
- O aumento do interesse em apoiar negócios locais e culturas regionais, indicando um turismo mais consciente.
Veronica Diquattro, presidente de B2C e Supply da Omio, ressaltou que o relatório revela “uma nova era de viagens conscientes e inteligentes, com foco em valor e propósito”.
A íntegra do estudo pode ser acessada em omio.com/NowNext25.