Os parques nacionais de Brasília e da Chapada dos Veadeiros iniciaram, nesta semana, as queimas prescritas como parte da temporada de prevenção a incêndios florestais no Distrito Federal e em Goiás. Na Reserva Biológica da Contagem, que adjacente ao Parque Nacional de Brasília, foram manejados cerca de 81,4 hectares, o que equivale a aproximadamente 80 campos de futebol. Essa atividade continuará ao longo do mês.
No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma área equivalente a 200 campos de futebol foi tratada utilizando essa técnica de queima prescrita. O chefe da Floresta Nacional de Brasília, Fábio dos Santos, explicou que essas queimas controladas são uma estratégia de prevenção, que visam proteger as unidades de conservação. Segundo ele, as queimadas seguem um plano de manejo e são realizadas em condições ambientais favoráveis, visando um uso planejado e monitorado do fogo.
Fábio também mencionou uma técnica similar, aplicada em áreas privadas voltadas para a agropecuária e agricultura, onde o fogo é utilizado de maneira planejada e controlada para fins agrossilvipastoris. Esse processo é realizado em propriedades privadas, sempre com cautela, para evitar que se transformem em incêndios, sendo programado para épocas em que as condições são mais favoráveis ao controle do fogo.
As queimas prescritas são monitoradas por brigadistas, técnicos e jornalistas ambientais, com a colaboração de várias instituições, incluindo o Ibama e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Essas ações contam ainda com o suporte da Brigada Voluntária de São Jorge e ONGs como a Cerrado de Pé.