Pirenópolis se transforma em um importante centro literário durante a 15ª edição da Flipiri, de 9 a 11 de outubro

6 Leitura mínima
Pirenópolis se transforma em um importante centro literário durante a 15ª edição da Flipiri, de 9 a 11 de outubro

Entre os dias 9 e 11 de outubro, a cidade de Pirenópolis se tornará um importante ponto de encontro para amantes da literatura, música e artes na 15ª edição da FLIPIRI – Festa Literária de Pirenópolis. Com uma programação rica e gratuita, o evento visa promover um diálogo cultural entre os moradores e os visitantes da cidade.

O tema desta edição é “Alumiar – Ler e Criar com Energia”, foco na força das ações positivas que geram mudanças impactantes. A idealizadora da FLIPIRI, Iris Borges, enfatiza que o objetivo é instigar a criatividade e contribuir para um mundo mais justo e humano.

Neste ano, a FLIPIRI prestará homenagens à renomada autora de literatura infantojuvenil Roseana Murray e ao influente Hugo de Carvalho Ramos, referências da literatura brasileira e goiana, respectivamente. Em sua participação, Roseana expressou sua gratidão pela homenagem, destacando a responsabilidade que sente ao abrir o evento.

Durante três dias, a festa reunirá leitores, escritores e artistas em diversos formatos, todos inseridos no contexto histórico e cultural de Pirenópolis, cidade que se prepara para a celebração de seus 300 anos de fundação em 2027.

Os participantes terão a oportunidade de se encontrar com nomes de destaque como João Anzanelo Carrascoza, Manuel Filho, Corina Campos e muitos outros. Este intercâmbio promete enriquecer a experiência dos amantes da literatura e das artes.

Cenário Cultural

Casa de Câmara e Cadeia
Casa de Câmara e Cadeia em Pirenópolis (Foto: Divulgação)

O centro histórico, reconhecido como patrimônio pelo Iphan, se tornará o cenário ideal para uma rica experiência cultural, com locais como o Theatro Sebastião Pompeo de Pina e o salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário acolhendo atividades. A programação inclui ainda oportunidades de saborear a culinária local e explorar a beleza natural da região.

Nivaldo Melo, prefeito de Pirenópolis, relembra o impacto positivo que a FLIPIRI trouxe ao longo de seus 15 anos, destacando o desenvolvimento educacional e a alegria de levar livros às escolas. Ele assegurou que o evento irá se expandir ainda mais para a comemoração dos 300 anos da cidade.

O evento, realizado pelo Instituto Casa de Autores, em parceria com a Prefeitura, conta com o apoio de diversas instituições e do comércio local, proporcionando um ambiente propício para discussão e celebração da literatura.

Programação Atraente

Theatro Sebastião Pompeu de Pina
Theatro Sebastião Pompeu de Pina (Foto: Divulgação)

A FLIPIRI 2025 contará com uma programação variada que totaliza mais de 95 horas de atividades. O evento incluirá lançamentos e sessões de autógrafos, palestras, rodas de conversa e apresentações culturais.

A programação infantil também é destaque, com atividades como a tradicional Maratona de Contação de Histórias, além de shows de artistas como a Turma do Caracol e da cantora Débora di Sá, que promete encantar o público jovem.

Entre as iniciativas destinadas ao corpo docente, serão oferecidas oficinas e exposições, integrando artistas locais e nacionais. A programação incluirá ainda uma caminhada poética pelo centro histórico, enfatizando a conexão entre cultura e literatura.

A sinergia entre música e literatura será ampliada pela inclusão do Festival Guardiões da Arte, encerrado com o show de Roberta Campos. A participação de diversos artistas visa fortalecer a cadeia cultural e artístico-social de Pirenópolis e Goiás.

Homenageados da Edição

Hugo de Carvalho Ramos, uma das principais referências da literatura goiana, será homenageado por sua obra que retrata a vida e os costumes do estado. Seu livro “Tropas e Boiadas” é considerado um clássico da literatura brasileira. Roseana Murray, com mais de 100 obras publicadas, é celebrada por sua contribuição à literatura infantojuvenil e pela força de sua trajetória que inspira novos leitores.

Divulgação das Atividades

QUINTA-FEIRA, 9 DE OUTUBRO
Salão Hugo de Carvalho Ramos/Palco: das 14h às 17h, apresentação de escolas estaduais, seguida da Abertura da Exposição Permanente às 17h. No Theatro Sebastião Pompeo Pina, a programação começa às 17h com uma conversa sobre o DF nos anos 60 e se estende até o show musical com a Banda Euterpe às 21h30.

SEXTA-FEIRA, 10 DE OUTUBRO
O dia começará com apresentações teatrais e debates sobre a construção de cidades leitoras. Haverá shows, rodas de conversa sobre novas formas de contar histórias e uma homenagem ao trabalho de Hugo de Carvalho Ramos.

SÁBADO, 11 DE OUTUBRO
A programação final incluirá discussão sobre a memória literária, apresentações culturais e a Roda de Conversa sobre “Ler e Escrever”, culminando em um show musical com Otávio Maciel e Roberta Campos às 21h.

Serviço – FLIPIRI 2025

Data: 9 a 11 de outubro de 2025
Local: Centro Histórico de Pirenópolis – GO
Entrada: Gratuita
Transmissão online: Redes sociais e canal do YouTube da Flipiri
Atividades: Lançamentos de livros, palestras, contações de histórias, shows, exposições e oficinas.

Acompanhe a Flipiri

Instagram: flipiri.oficial
Site: www.flipiri.art.br

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *