A Polícia Civil de Goiás (PCGO), em colaboração com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), desencadeou a Operação Rastreio Falso na última terça-feira (14/10). A ação faz parte de uma investigação contínua sobre emissões irregulares de Guias de Trânsito Animal (GTAs), iniciada após indícios levantados em auditoria interna da Agrodefesa. Mais de R$ 140 milhões em ativos financeiros já foram bloqueados nas três fases da operação, que inclui as anteriores, Paper Ox I e II, realizadas em 2024 e 2025.
O trabalho de inteligência da Agrodefesa foi crucial para o desenvolvimento da Operação Rastreio Falso. José Ricardo Caixeta Ramos, presidente da Agência, destacou que as irregularidades foram identificadas através do sistema de defesa agropecuária. “Através do Sidago, conseguimos perceber movimentações anatípicas que levantaram suspeitas. Nossa equipe também colabora com denúncias de fiscais no campo”, afirmou. Ramos fez questão de ressaltar a responsabilidade da Agrodefesa em proteger a integridade das informações e a confiança dos produtores goianos.
“Exportamos carne reconhecida pela qualidade mundial e por práticas sustentáveis. Nossa missão é garantir a segurança do sistema agropecuário de Goiás”, completou o presidente, alertando ainda para o risco que os produtores correm ao compartilhar suas credenciais de acesso ao Sidago.
As investigações da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) revelaram a participação de um servidor público, cedido à Agrodefesa, que foi identificado como autor das fraudes. Durante sua atividade na Agência, o envolvido movimentou mais de R$ 100 mil em parceria com um corretor de gado. Este servidor foi exonerado antes do início das investigações e, na Operação Rastreio Falso, foi temporariamente preso.
Além das prisões temporárias, diversas medidas judiciais foram cumpridas, incluindo mandados de busca e apreensão, bloqueio de bens e sequestro de ativos financeiros relacionados aos investigados. As diligências continuarão sob sigilo, a fim de preservar o andamento das investigações.


