Pré-COP revela 423 projetos ativos que impulsionarão ações climáticas no Brasil e no mundo

2 Leitura mínima
Pré-COP revela 423 projetos ativos que impulsionarão ações climáticas no Brasil e no mundo

A presidência do Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, anunciou a identificação de 722 iniciativas que foram aprovadas nas últimas edições, desde a COP21 em Paris, completando uma década de esforços. Dentre esses projetos, 423 continuam em andamento, sendo fundamentais para a nova agenda que visa a mobilização de ações climáticas por parte de sociedade civil, empresas, investidores e governos.

O relatório foi revelado nesta terça-feira em Brasília, durante as reuniões da Pré-COP, que antecedem a conferência marcada para ocorrer em menos de um mês, em Belém, no estado do Pará. Ao menos 137 iniciativas apresentaram atualizações sobre suas atividades em curso. O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, destacou que um dos principais desafios será a harmonização dos compromissos financeiros entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, especialmente no que diz respeito ao financiamento climático e à redução das emissões de gases.

“Cada subgrupo possui suas linhas vermelhas, limites que não podem ultrapassar. O que se obteve nesta pré-COP foi um mapeamento mais claro do que é aceitável e do que não é, facilitando as negociações”, afirmou.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, enfatizou a necessidade de fortalecer colaborações e identificar as áreas que requerem atenção especial. Ela ressaltou que as discussões foram ampliadas para incluir não apenas florestas, mas também questões relacionadas aos oceanos, promovendo modelos inovadores de financiamento que garantam que as questões ambientais não sejam apenas retóricas.

“Durante a Rio-92, falava-se em ‘pensar globalmente e agir localmente’. Hoje, isso se tornou insuficiente. Os desafios climáticos exigem ações simultâneas em nível local e global, tanto em termos de recursos quanto de tecnologias e solidariedade”, enfatizou.

Embora a Pré-COP não tenha como objetivo firmar acordos formais ou estabelecer novas metas, ela desempenha um papel essencial na construção de entendimentos para as negociações que ocorrerão na inusitada COP da Amazônia.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *