Nesta terça-feira, dia 16, o filme Malês, sob a direção de Antônio Pitanga, terá sua pré-estreia em Belém, Pará. A exibição está marcada para as 19h30, no Cine Líbero, e contará com a presença do cineasta. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do cinema, uma hora antes do início da sessão. Baseado em eventos históricos, o longa-metragem traz à luz a Revolta dos Malês, o principal levante organizado por indivíduos escravizados no Brasil, que ocorreu em 1835, em Salvador, Bahia.
A trama gira em torno de uma jovem mulher muçulmana, interpretada por Samira Carvalho, que é forçada a deixar sua terra natal na África no dia de seu casamento. Kenosso e sua noiva são trazidos ao Brasil como escravos, onde se envolvem na insurreição liderada por africanos muçulmanos, conhecidos como malês. Este levante, que ocorreu durante o final do Ramadã, resultou em represálias severas contra os participantes após seu colapso, intensificando a repressão contra a população negra no país.
O filme não apenas traz uma narrativa poderosa, mas também destaca figuras reais que participaram da insurreição. Dentre estes, está Pacífico Licutan, interpretado por Antônio Pitanga. Licutan foi um dos líderes da revolta e defendia a importância da união entre diversas tribos e religiões como chave para o sucesso no combate à escravidão. Malês, que promete impactar o público com sua mensagem histórica e social, estará em circuito comercial nos cinemas a partir de 2 de outubro.