O prefeito Sandro Mabel lançou, nesta quinta-feira (5/2), o projeto “Criancidade: crianças e prefeito em diálogos pela cidade”. O evento foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Goiânia Viva, a primeira unidade de ensino a receber a iniciativa. O projeto reforça o compromisso da gestão municipal com a construção de uma cidade mais inclusiva e atenta às necessidades da população desde a infância.
O projeto-piloto será desenvolvido ao longo de 2025 em 10 instituições educacionais, com o objetivo de promover escutas entre as crianças e o prefeito, além de estruturar o Conselho das Crianças, um fórum dedicado à participação infantil.
O prefeito Sandro Mabel destacou a importância de priorizar os cuidados e investir na primeira infância. “O sistema cognitivo das crianças é formado principalmente até os seis anos de idade. Então é importante nesse período uma alimentação boa, descansar, estar em um ambiente tranquilo e ser estimulado. Então nós queremos que esse programa da educação infantil possa esteja cada vez mais ativo. E quero fazer nossa rede municipal de ensino ser a melhor rede municipal do país”, disse.
A vice-prefeita coronel Cláudia falou da importância de projetos de inclusão e diálogo com as crianças ao mencionar uma experiência no Rio de Janeiro. “Trabalhamos com um projeto durante os Jogos Pan-Americanos, e um dos programas se chamava Guia Cívico. Nele, vimos que haviam adolescentes e jovens, moradores da comunidade, que sequer conheciam a praia, não conheciam a cidade”.
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, ressaltou a importância de reconhecer as crianças como cidadãos ativos. “Nós queremos, a partir da educação infantil, fazer com que todas as crianças conheçam como funciona a administração pública, o que é o prefeito, secretários, como a escola é cuidada e como todos esses espaços são da administração pública”, afirmou.
A gerente da Educação Infantil da SME, Daniela Vasconcelos, é idealizadora do projeto e ressalta que a proposta busca ampliar o envolvimento das crianças na administração pública. “Nosso prefeito vai ouvir as demandas das crianças. Trabalhamos com a participação e a escuta, para que as crianças possam dizer ao prefeito o que elas querem para a cidade. É uma forma de fazer com que elas participem da gestão da cidade”, destacou.
A diretora do Cmei Goiânia Viva, que atende cerca de 130 crianças de 6 meses a 4 anos, Kênia Cecília Costa Carneiro Vieira destacou a honra de iniciar o projeto na unidade. “Estamos muito felizes em dar o pontapé inicial dessa iniciativa que, com certeza, trará mudanças para a cidade. Quando ouvimos as crianças, damos voz a uma visão muito importante para o futuro de Goiânia”, afirmou.
Demandas da infância
Pais e responsáveis também demonstraram entusiasmo com a proposta. Patrícia Gonçalves, mãe do pequeno Samuel, do agrupamento C, elogiou a iniciativa do prefeito. “Achei muito legal, porque as crianças vão acompanhar de perto e ele também vai poder ver o dia a dia delas. Essa iniciativa é muito importante para mostrar que há uma preocupação com o bem-estar e o desenvolvimento dos nossos filhos”, disse.
O lançamento do projeto com as crianças foi realizado com apoio dos vereadores. O vereador Wellington Bessa destacou a sensibilidade do prefeito Sandro Mabel para as demandas da educação. “Hoje você só está comprovando o que a gente já sabia, da sua preocupação, do seu amor pela cidade, especialmente pelas nossas crianças”. A vereadora Rose Cruvinel reforçou: “Daqui alguns dias, quero dar ao Sandro Mabel o título de Prefeito da Educação”. O vereador Markim Goyá agradeceu ao prefeito pelas entregas já realizadas em poucos dias: “O prefeito Sandro Mabel tem o espírito público de sair de casa de madrugada para entregar para a população goianiense o que ela mais precisa, que são os benefícios”.
Iniciativa
O projeto “Criancidade” será desenvolvido em várias etapas, incluindo atividades de escuta e participação das crianças sobre a cidade. Os temas abordados envolverão questões como “O que faz um prefeito?”, “A criança na cidade” e “A vez e a voz das crianças na cidade”. Outras etapas são a organização do Conselho e Assembleia das Crianças, para reunir todas as discussões e reivindicações.
Na Plenária das Crianças, com a presença do prefeito, serão apresentadas as demandas e as crianças terão a oportunidade das discussões integrarem as demandas da cidade. O Conselho das Crianças será formado por 50 estudantes, cinco de cada instituição.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia