Investimentos em Transporte Coletivo Transformam Goiânia em Modelo Regional
A Prefeitura de Goiânia está investindo fortemente na modernização do transporte coletivo da cidade por meio de um subsídio significativo à Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). Em 2025, a gestão municipal já destina cerca de R$ 232 milhões, incluindo R$ 69 milhões referentes a parcelas atrasadas da administração anterior. Goiânia contribui com 41,2% do subsídio total destinado ao transporte público na Região Metropolitana de Goiânia (RMG), uma parcela equivalente àquela que o governo do Estado destina.
Esses recursos são essenciais para manter o valor da passagem em R$ 4,30, uma tarifa que permanece inalterada desde 2019. Sem esses subsídios, o custo real da passagem poderia ultrapassar R$ 12,51, o que tornaria o transporte inviável para muitos cidadãos. Assim, Goiânia se destaca como a única capital do Brasil a não elevar o preço da passagem nos últimos seis anos, ao mesmo tempo em que realiza investimentos em melhorias estruturais, como a reforma de terminais e a aquisição de novos ônibus com ar-condicionado.
Melhorias na Frota e Infraestrutura
O aporte financeiro promovido pela Prefeitura tem possibilitado uma renovação considerável na frota de ônibus, que agora conta com veículos padrão Euro VI nas linhas alimentadoras. Atualmente, há 1,2 mil ônibus operando, com planos para a inclusão de mais 300 veículos até o final do próximo ano. Esses novos ônibus utilizarão tecnologias a diesel, elétrica e de biometano, contribuindo para a redução de emissões e proporcionando uma alternativa mais sustentável.
Além disso, houve a revitalização completa das 19 plataformas do BRT Leste-Oeste, agora equipadas com painéis que indicam os horários dos ônibus e novas catracas. O Terminal Novo Mundo, por exemplo, passou por uma transformação profunda, aumentando sua área de embarque e desembarque e recebendo infraestrutura moderna como catracas inteligentes e sistemas de videomonitoramento conectados à Secretaria de Segurança Pública.

Quatro outros terminais também estão em reforma, com o da Praça da Bíblia se destacando por estar na fase final de obras. Este projeto visa padronizar e aprimorar a experiência do usuário nos terminais, além de introduzir uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos, produzidos pela Volvo, até o fim do ano.
Inovações para Aumentar a Eficiência
A nova linha do BRT Norte-Sul está otimizando os tempos de viagem com uma via exclusiva que garante mais segurança e conforto aos usuários. Cada plataforma foi projetada para melhorar a experiência de embarque e desembarque. Destaca-se também a metronização do sistema, utilizando inteligência artificial para ajustar semáforos em tempo real e aumentar a fluidez do tráfego de ônibus, permitindo uma melhora de até 40% na velocidade dos veículos.

Programas complementares como a liberação da terceira faixa de ônibus para motocicletas, a onda verde de semáforos sincronizados, e a desobstrução de vias também estão sendo implementados para melhorar a fluidez do tráfego nas ruas de Goiânia.

A Prefeitura de Goiânia vislumbra transformar o transporte coletivo em um modelo de eficiência e conforto, com a visão de colocar a cidade na vanguarda da mobilidade urbana no Brasil. Essa transformação não apenas moderniza a infraestrutura de transporte, mas também atende às crescentes demandas da população por opções de deslocamento mais dignas e sustentáveis.