A Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), lança, no dia 14 de março, a campanha Imposto de Renda Solidário. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), tem o objetivo de incentivar a destinação de parte do Imposto de Renda devido para projetos sociais do município.
A secretária da Semasdh, Eerizânia Freitas, destacou que a ação faz parte do plano de trabalho da pasta para os primeiros 100 dias da atual administração. “O Imposto de Renda Solidário é uma ferramenta estratégica para captar recursos e fortalecer políticas públicas voltadas para os grupos mais vulneráveis da sociedade”, afirmou. A expectativa é arrecadar cerca de R$ 8 milhões no primeiro ano da campanha.
A iniciativa permite que, ao preencher a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o contribuinte possa destinar até 6% do imposto devido para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI). A destinação pode ser feita entre 15 de março e 31 de maio, diretamente no programa da Receita Federal, que já calcula o valor possível de doação.
“A destinação pode ser direcionada a projetos de inclusão social e promoção dos direitos humanos, nossa principal frente aqui na capital. Ao engajar a sociedade nesse processo, ampliamos o impacto da iniciativa e garantimos mais autonomia e proteção para as populações atendidas, principalmente os idosos”, reforçou Eerizânia, convocando os cidadãos a participarem da campanha.
A presidente do CRCGO, Sucena Hummel, ressaltou que o papel dos contadores tem sido fundamental para ampliar a adesão à campanha. “No início, o Imposto de Renda Solidário era pouco conhecido, até mesmo entre o poder público e as entidades empresariais. Com o tempo, percebemos que os profissionais da contabilidade são essenciais para evidenciar essa possibilidade junto aos contribuintes, fortalecendo essa frente solidária”, afirmou.
Hummel também destacou que a campanha será alinhada aos Seminários Regionais do Agronegócio, promovidos pelo Sistema Senar/Faeg, para alcançar um público maior de contadores que atuam no setor. “Os produtores rurais são grandes contribuintes do Imposto de Renda Solidário, e essa parceria permitirá uma divulgação ainda mais ampla”, concluiu.
Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia