A Prefeitura de Goiânia, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), iniciou uma importante ação de coleta de pneus inservíveis no evento Goiânia + Humana, que está acontecendo na Região Sudoeste. Desde a última sexta-feira, dia 28 de novembro de 2025, carretas estão disponíveis para que a população faça o descarte gratuito de pneus de veículos de pequeno porte que não são mais utilizados. Até a manhã deste sábado, dia 29 de novembro, já haviam sido recolhidos pneus suficientes para encher 15 carretas. A coleta seguirá até o meio-dia deste domingo, dia 30 de novembro.
O prefeito Sandro Mabel esteve presente, monitorando a coleta e enfatizando a relevância dessa iniciativa. “Esse trabalho da Prefeitura é essencial. Já carregamos 15 caminhões de pneus que estavam jogados e que poderiam se tornar criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue. Um agradecimento especial à Amma e à Comurg por seus esforços nessa área”, comentou Mabel.
Os pneus coletados serão destinadados a uma empresa especializada para reciclagem, evitando assim impactos ambientais e problemas de saúde pública. O correto descarte visa não só diminuir a proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya, mas também prevenir a contaminação do solo e a acumulação de lixo em áreas urbanas.
A gerente de manejo de resíduos sólidos da Amma, Ravena Borges, destacou os benefícios da ação: “Estamos realizando o recolhimento dos pneus através da logística reversa para evitar focos de dengue e impedir que esses pneus poluam nossos rios e mananciais. Na edição anterior do evento, foram coletadas 9 toneladas de pneus. Até agora, já superamos essa marca com 15 caminhões e, ao final do Goiânia + Humana, esse número tende a aumentar ainda mais”, afirmou.
Novo sinalização de trânsito
Durante a programação do Goiânia + Humana, Mabel também inaugurou um sinalizador no cruzamento entre a Avenida Vieira Santos e a Avenida Rio Vermelho, um pedido antigo da população devido ao tráfego intenso na região. “Essa nova sinalização será fundamental para aumentar a segurança neste cruzamento, que era considerado perigoso”, concluiu o prefeito ao lado dos vereadores Anselmo Pereira e Juarez Lopes.
Fotos: Alex Malheiros

