A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta sexta-feira (17/01) o primeiro encontro formativo de 2025. O V Encontro de Educação Especial da SME ocorreu na Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, Área II, nos períodos matutino e vespertino.
A ação, organizada pela Superintendência Pedagógica/Diretoria Pedagógica e pela Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania (GERINC), teve como objetivo promover a troca de saberes entre os agentes responsáveis pela Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva da rede municipal.
O evento foi voltado aos apoios técnicos e professores da GERINC, coordenadores de inclusão, diversidade e cidadania, equipes multidisciplinares e profissionais de educação bilíngue para surdos. A iniciativa buscou fomentar a troca de conhecimentos para melhorar a qualidade dos atendimentos oferecidos nas 84 Salas de Recursos Multifuncionais das unidades educacionais e nos Centros Municipais de Apoio à Inclusão (CMAI Maria Thomé Neto e Brasil de Ramos Caiado).
“Conto com a dedicação de todos os profissionais aqui presentes para que façam a diferença na vida das crianças e estudantes atendidos em nossas instituições”, destacou a secretária municipal de educação, professora Giselle Faria, durante a abertura do evento. Ela também enfatizou a importância de ampliar e inovar os atendimentos com um olhar cuidadoso para todos que necessitam de inclusão.
Salas de Recursos e CMAIs
Nas instituições conveniadas à SME, são realizados Atendimentos Educacionais Especializados por meio de organizações como o Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (CORAE), a Escola Especial Helena Antipoff (APAE), o Centro de Atendimento Especializado Renascer (CAE Renascer) e o Centro de Reabilitação São Paulo Apóstolo (CRESPA).
As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), parte da política de inclusão da SME, contam com ambientes acessíveis, carteiras adaptadas e materiais pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Instaladas em escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), as SRMs promovem a articulação entre os professores do atendimento educacional especializado e os docentes do ensino regular, integrando esforços para atender às demandas específicas dos estudantes.
O Atendimento Educacional Especializado tem como propósito identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que favoreçam a plena participação dos estudantes, respeitando suas necessidades individuais.
Atualmente, a Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania atende mais de seis mil crianças e estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), incluindo aqueles com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação. Além disso, a gerência atua na promoção de uma Educação Inclusiva para os mais de 108 mil estudantes matriculados nas 381 unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) de Goiânia.
Secretaria Municipal de Educação– Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia