A Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), intensificou a fiscalização das ciclofaixas e ciclovias na cidade para aumentar a segurança dos ciclistas, devido ao registro de 952 infrações nos primeiros dois meses de 2025, representando um aumento de 42% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 669 infrações. A maioria das infrações se deve ao estacionamento irregular nessas áreas, que compromete a segurança dos ciclistas, obrigando-os a desviar para as faixas de rolamento e aumentando o risco de acidentes. Estacionar em ciclofaixas é uma infração grave, com multa de R$ 195,23, enquanto transitar com veículos sobre ciclovias é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 880,41.
Para frear esse cenário, a presença dos agentes de trânsito foi intensificada, especialmente nos fins de semana, quando o fluxo de ciclistas é maior. Luís Tiago Santos, diretor de trânsito da SET, ressaltou a importância da fiscalização na conscientização dos motoristas sobre a relevância de respeitar esses espaços para um trânsito mais seguro.
A malha cicloviária de Goiânia abrange 134,81 km, incluindo 61,88 km de ciclovias permanentes, 16,13 km de ciclofaixas, 40,72 km de ciclorrotas e 16,08 km de faixas temporárias que operam aos domingos e feriados. As ciclovias são completamente isoladas do tráfego de veículos, enquanto as ciclofaixas têm separação apenas por pintura ou obstáculos. As ciclorrotas não possuem separação física, apenas sinalização, permitindo que bicicletas e veículos compartilhem o espaço, com prioridade para ciclistas.