A Conferência das Mudanças Climáticas, a COP30, reiniciou suas atividades às 8h desta sexta-feira, 21 de novembro, após um incêndio que afetou uma pequena parte da Zona Azul do evento. O presidente da COP, André Corrêa do Lago, concedeu uma entrevista à TV Brasil, informando que a necessidade de prorrogações no cronograma de acordos ainda está em avaliação.
O incêndio, que ocorreu na tarde da quinta-feira, 20 de novembro, foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros, que levou apenas seis minutos para extingui-lo. As investigações sobre a causa do fogo estão em andamento. A área atingida dentro da Zona Azul foi completamente isolada por lona e abrigava pavilhões onde estavam ocorrendo debates e eventos de várias nações.
Um dos estandes afetados pertencente a um grupo de países africanos foi danificado. Os organizadores informaram que o local não estará em funcionamento durante esta sexta-feira. A região atingida é um ponto de passagem para os participantes que se dirigem às salas de plenárias e negociações. Por outro lado, as atividades na Zona Verde prosseguem normalmente.
Os serviços médicos atenderam 21 pessoas, das quais 19 por inalação de fumaça e duas devido a crises de nervosismo. Dentre os atendidos, doze já foram liberados na mesma tarde do incidente. Após a reabertura da Zona Azul na noite de quinta-feira, a Ministra Marina Silva visitou o local e garantiu que as negociações continuam a todo vapor.
A ministra enfatizou a importância da discussão e a possibilidade de uma extensão no tempo de debate, considerando a relevância do tema em questão. “Se for necessário ter mais tempo, a importância que a negociação traz justifica essa necessidade”, afirmou Silva.
Com o isolamento e a limpeza da área afetada, o controle da Zona Azul foi devolvido à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima às 20h40 de quinta-feira. O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, demonstrou otimismo quanto à possibilidade de um acordo satisfatório durante o encontro.
“Todos perceberam a complexidade dessas negociações, especialmente em relação à questão financeira e demais componentes envolvidos. Existe uma clara vontade de se alcançar um resultado positivo e ambicioso aqui em Belém”, destacou o embaixador.
As sessões plenárias realizadas nesta sexta-feira estão abertas a todos os negociadores e podem ser acompanhadas online.
